Connect with us

O que você está procurando?

A casca de maracujá é ideal para ser incluída no cardápio de uma dieta saudável. Invista, perca peso e elimine as toxinas
- Foto: Sidney Tuma/colaborador

Inclua a casca do maracujá na dieta e aumente a sacidade

A casca de maracujá é ideal para ser incluída no cardápio de uma dieta saudável. Invista, perca peso e elimine as toxinas

Por ser rica em pectina, uma fibra solúvel que forma uma espécie de gel, essa parte da fruta auxilia no retardo do esvaziamento gástrico, promovendo maior percepção da saciedade. “Além disso, esse gel forma um complexo com os sais biliares e aumenta a excreção de colesterol, ou seja, ajuda a melhorar o perfil lipídico”, ensina a nutricionista Stéphanie Robi.

maracujá

Foto: Sidney Tuma/colaborador

Para surtir maior efeito, o ideal é que seja consumido até 30g, cerca de 2 colheres (sopa) da farinha da casca de maracujá ao longo do dia. “Pode ser incorporada em sucos, leite ou polvilhada sobre frutas, saladas e preparações já prontas”, complementa a profissional.

Combate doenças

A farinha também ajuda no controle do diabetes, pois as fibras presentes nesse alimento regulam a absorção da glicose, fazendo com que esta seja consumida lentamente, o que contribui para a produção estável de insulina. “Essa farinha auxilia no controle da glicemia e, assim, do diabetes, já que o gel formado faz com que o carboidrato simples seja absorvido mais devagar”, afirma Stéphanie.

Contudo, por conter fibras em sua composição, também deve haver bastante consumo de água. “A fibra auxilia na formação do bolo fecal e trânsito intestinal e, caso não haja ingestão de água suficiente, a fibra vai ter efeito contrário, prejudicando o funcionamento do intestino”, explica a nutricionista.

Benefícios

Além de ajudar no combate do diabetes e contribuir para o bom funcionamento do intestino, a farinha da casca de maracujá traz outros benefícios, como:

Sacia o apetite

• Diminui a absorção de gordura e carboidratos

Baixa o colesterol ruim

• Combate a prisão de ventre

Contribui para a perda de peso

“A farinha pode ser uma aliada para uma vida saudável, mas não deve ser substituta de uma alimentação com a maior diversificação de cores, frutas, verduras e legumes”, alerta a profissional. Ou seja, esse alimento é um complemento e, por isso, pode ser misturado a outras comidas ao longo do dia.

Tchau, toxinas!

As fibras encontradas nessa farinha acabam auxiliando na eliminação de diversas toxinas presentes no organismo. O problema é que, quando acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos, contribuindo para o desequilíbrio do metabolismo, o que dificulta o efeito de dietas e da perda de peso.

LEIA TAMBÉM:

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Stéphanie Robi, nutricionista e franqueada Emagrecentro |

 

Advertisement

Estilo de vida

A seguir listamos 3 passos para prevenir os efeitos da artrite e da artrose, mantendo a qualidade das articulações por toda a vida!

Estilo de vida

Em alguns casos, é possível que distúrbios que afetam a mente causem cansaço e desgaste. Saiba como driblá-los e tenha mais qualidade de vida.

Mundo místico

A vida em um monastério é repleta de reflexões, orações e simplicidade. Conheça o dia a dia dos monges budistas em busca da completa iluminação!

Estilo de vida

Prepare receitas doces e salgadas com a farinha de coco e veja como pode ser fácil e prazeroso emagrecer com saúde e bem-estar!

Mundo místico

É possível ver muito da presença do xamanismo nas religiões no decorrer dos milênios. Conheça um pouco dos ideais que representam o legado xamânico até hoje

Estilo de vida

Emagrecer não precisa ser uma tarefa difícil e cara. Confira dicas e soluções para colocar em prática ainda hoje e perca peso gastando pouco!

Estilo de vida

Couve e limão, um par poderoso que pode fazer milagres pela sua saúde e ainda oferece uma ajuda extra na hora de perder peso

Mundo místico

Veja quais são as Quatro Nobres Verdades do Budismo que podem mudar a sua vida. Entenda, aprenda a usá-las e coloque-as em prática.