Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Consumir frutas, verduras e legumes, beber muita água e reduzir a ingestão de álcool são atitudes que ajudam a se recuperar dos excessos de Carnaval
Saiba como se recuperar dos excessos de Carnaval - Foto: Shutterstock

Saúde

Carnaval: veja como se recuperar dos excessos após a folia

Consumir frutas, verduras e legumes, beber muita água e reduzir a ingestão de álcool são atitudes que ajudam a se recuperar dos excessos de Carnaval

O Carnaval é sinônimo de festa e diversão, mas frequentemente vem acompanhado de excessos na alimentação, que podem resultar em ganho de peso e outros problemas de saúde. Para evitar esses problemas, é importante tomar alguns cuidados com a alimentação durante e após os dias de festa.

“A forma ideal de retomar a dieta após o Carnaval é gradualmente. Evite mudanças bruscas ou restrições severas na alimentação, de imediato. Em vez disso, reduza gradativamente a ingestão de alimentos calóricos e gordurosos, aumentando a ingestão de frutas, legumes e verduras”, orienta a nutricionista Thais Brito.

Além disso, é recomendado aumentar o consumo de água, pois ajuda a eliminar toxinas do corpo e contribui para a sensação de saciedade. “Para assegurar uma alimentação equilibrada no Carnaval, é fundamental planejar as refeições com antecedência. É melhor evitar refeições fora de casa, pois os alimentos servidos em restaurantes e barracas de rua tendem a ser mais calóricos e gordurosos”, explica a especialista do SPA Estância do Lago.

Moderação é a chave 

Agora, se for comer fora de casa, a especialista orienta optar por locais que ofereçam opções mais saudáveis, como saladas, sanduíches naturais e frutas. Também é importante moderar no consumo de bebidas alcoólicas, visto que são calóricas e podem causar desidratação. 

“Levar lanches saudáveis para as festas, como frutas, castanhas e sementes, é uma ótima alternativa. Além disso, escolha bebidas mais saudáveis, como água, sucos naturais e água de coco, evitando frituras, comidas gordurosas e doces”, completa a nutricionista.

Para aqueles que planejam aproveitar o Carnaval, é essencial tomar alguns cuidados para evitar exageros. “O ideal é começar o dia com um café da manhã reforçado, garantindo energia para aproveitar a festa, e optar por pequenas refeições ao longo do dia, para não ficar com muita fome e acabar comendo demais. Por fim, não se esqueça de descansar e ter uma boa noite de sono”, aconselha a especialista.

Cuidados pós-carnaval

Depois da folia, é recomendado aumentar a ingestão de frutas, legumes e verduras em 25% a 30%. “Isso vai ajudar a repor as vitaminas e os minerais perdidos e a diminuir a sensação de inchaço. Prefira alimentos ricos em fibras, que ajudam a controlar o apetite e a sensação de saciedade”, explica Thais.

A prática regular de atividades físicas também é importante, porque ajuda a queimar calorias e a melhorar a circulação sanguínea. “Se você está seguindo uma dieta fitness, lembre-se de não se culpar por eventuais excessos. O mais importante é retomar a rotina alimentar o mais rápido possível e manter a regularidade nos exercícios físicos”, aconselha.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Seu arroz sempre fica empapado ou queima? Descubra truques e dicas para acertar e conseguir deixar ele soltinho e delicioso

Moda

Veja como renovar sua gaveta para montar combinações de lingerie diferenciadas, divertidas e estilosas!

Casa & Decor

Alguns erros de decoração são muito comuns, especialmente para quem está comprando sua primeira casa; saiba como evitá-los