Connect with us

O que você está procurando?

Muitas pessoas resolvem cortar os carboidratos da alimentação quando o assunto é dieta. Porém, alguns desses alimentos podem ser de muita ajuda! Entenda.
- FOTO: Shutterstock

Vilões da dieta? Não é bem assim! Veja como os carboidratos ajudam na perda de peso

Muitas pessoas resolvem cortar os carboidratos da alimentação quando o assunto é dieta. Porém, alguns desses alimentos podem ser de muita ajuda! Entenda.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o consumo de carboidratos também garante benefícios para a saúde e para quem quer perder peso. Porém, é preciso escolher o tipo certo de alimento para desfrutar das vantagens que o nutriente oferece. Segundo a nutricionista da rede Mundo Verde, Jaqueline Fagundes, deve-se dar preferência aos carboidratos de baixo índice glicêmico, pois eles ajudam a afastar a fome na medida em que impedem que o organismo absorva a glicose de forma rápida. “O fato de o organismo liberar insulina de forma gradual e manter a glicemia sem quedas acentuada proporciona maior saciedade e assim evita ‘ataques’ desnecessários a alimentos fora de hora”, explica a profissional. Conheça alguns desses alimentos e inclua-os no cardápio:

mandioca-carboidratos

FOTO: Shutterstock

Mandioca

Rica em minerais, como cálcio, fósforo, potássio e carboidrato, ela é fonte de fibras e não contém glúten, além de ter uma quantidade maior de vitaminas A, B1, B2 e C quando comparada à batata.

Quantidade de consumo: incluir um pedaço médio de 70g em alguma refeição da semana.

Batata-doce

Contém grande quantidade de vitamina C, vitamina B6, betacaroteno e manganês, proporcionando maior capacidade anti-inflamatória. Também é uma boa fonte de fibra dietética, ajudando a promover um sistema digestivo saudável. 

Quantidade de consumo: 2 porções diárias de 150g cada.

batata-yacon-carboidratos

FOTO: Shutterstock

Batata yacon

Ela é rica em fibras solúveis e vem sendo utilizada em pesquisas com diabéticos, já que seu consumo parece não aumentar a quantidade de açúcar no sangue.

Quantidade de consumo: recomenda-se a ingestão de 2 a 3 batatas na semana.

Outras opções

De acordo com a nutricionista Catarina de Freitas Stocco, a dieta de baixo índice glicêmico é uma prática alimentar saudável que deve ser seguida como modelo de saúde. Outros alimentos recomendados são: abacate, ameixa, morango, todos os folhosos e legumes como brócolis, couve-flor, repolho e abobrinha e algumas versões integrais.

 

Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Jaqueline Fagundes, nutricionista da rede Mundo Verde; Catarina de Freitas Stocco, especialista em nutrição funcional

 

LEIA MAIS

Advertisement

Estilo de vida

Para adicionar o iogurte à rotina sem se preocupar com possíveis prejuízos causados por alguns ingredientes, é possível fazer algumas receitas em casa

Estilo de vida

Ainda pouco conhecida, a discalculia se caracteriza pela dificuldade em compreender tudo que envolve números. Acompanhamento especializado é essencial

Estilo de vida

Que tal conhecer 5 dicas simples de serem seguidas e saudáveis que prometem reeducar os costumes e favorecer a perda de peso?

Estilo de vida

Seja na salada ou compondo uma deliciosa macarronada, o tomate não pode ficar de fora da alimentação. Quer saber o motivo? Confira 3 boas razões!

Estilo de vida

As proteínas são fundamentais em nossa alimentação, por isso devemos entender como elas agem em nosso organismo e a melhor forma de consumi-las. Veja aqui!

Mundo místico

Nem sempre é fácil saber qual a melhor maneira de expor seus pensamentos em palavras. Confira uma oração especial para estes momentos de aflição!

Relacionamento

Durante a gravidez, podem surgir muitas perguntas sobre a nova condição da mulher e as atividades sexuais do período. Veja aqui as principais respostas!

Mundo místico

Padre Marcelo ensina uma oração para manter a inveja bem longe e transformar sua vida para melhor. Reze com fé e não seja mais vítima desse problema!