Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba tudo sobre a inflamação conhecida como canelite
Saiba tudo sobre a inflamação conhecida como canelite - Shutterstock

Saúde

Canelite: saiba como reconhecer, evitar e tratar a inflamação

Você sente dor intensa na canela durante exercícios e sensação de fraqueza nas pernas? Pode ser a canelite, uma inflamação na região

A canelite, nome pelo qual é popularmente conhecida a síndrome do estresse tibial medial (SETM), é um problema de saúde que causa bastante desconforto. Essa inflamação na parte inferior da perna pode trazer bastante dor e, por isso, é essencial saber como reconhecer, evitar e tratar a condição.

Segundo a fisioterapeuta Rogéria Franco, a canelite é causada pelo uso excessivo dos músculos, tendões e tecido ósseo da região. Então, pessoas que fazem treinos de corrida inadequados ou que acabaram de aumentar a intensidade ou duração de seus exercícios são as mais afetadas.

A fraqueza dos músculos anteriores da perna também pode ser um fator importante. “O uso excessivo de salto alto no dia a dia também pode provocar um desequilíbrio entre os músculos anteriores e posteriores da perna, tendo possibilidade de causar canelite”, complementa a profissional.

A seguir, saiba mais sobre essa inflamação e como se livrar dela:

Sintomas

O principal sintoma são as dores intensas na região ao se movimentar. Todavia, há outros, como: fraqueza nas pernas, irregularidades a palpação e edema leve na perna. Ao reconhecer esses sinais, é essencial buscar um profissional para uma análise.

Além de considerar os sintomas, o especialista pode pedir exames, como a ressonância magnética, para fazer o diagnóstico correto.

Formas de prevenção

Alguns cuidados podem evitar a canelite. A fisioterapeuta recomenda os seguintes:

  • Fazer aquecimento adequado antes de iniciar a corrida;
  • Seguir o planejamento dos treinamentos, com atividades de preparo físico, alongamento, fortalecimento muscular, equilíbrio e postura;
  • Ao fazer corridas ou caminhadas intensas, usar tênis adequados à pisada e à forma do pé;
  • Manter uma alimentação equilibrada para evitar a perda óssea;
  • Respeitar os períodos de descanso para a recuperação do corpo;
  • Evitar aumentos bruscos na intensidade e duração dos treinos.

Tratamentos

A fisioterapeuta explica que o tratamento para canelite envolve repouso, suspensão de determinadas atividades físicas e o uso de calçados ou palmilhas personalizados para corrigir a postura e questões estruturais. Com o tempo, devem ser inseridos certos exercícios específicos para fortalecer a área.

Ademais, aplicação da crioterapia (gelo) e o TENS (estimulação elétrica trans cutânea) podem ser fundamentais para a diminuição da inflamação e tratamento da dor.

Mais notícias como essa

Moda

Vestidos minimalistas permitem o uso de véus mais trabalhados e imponentes, que valorizam a noiva sem pesar na produção

Casa & Decor

Especialista lista dicas para limpar o banheiro da melhor forma possível e garantir um ambiente agradável e cheiroso

Saúde

Médico explica quais hábitos fazem mal para a saúde da voz e quais cuidados você pode ter no dia a dia para evitar problemas

Receitas

Pode ser branco, integral, vermelho, preto... todos os tipos de arroz são cheios de nutrientes e benefícios para a saúde