Você sabia que é necessário um bom café da manhã antes de praticar exercícios físicos? Descubra como ter uma rotina mais saudável e transforme seu dia!
por Redação Alto Astral
Publicado em 11/11/2016 às 11:15
Atualizado às 11:59
Manter bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas regularmente é a combinação perfeita para quem deseja levar uma vida saudável. Exercitar-se é fundamental para prevenir problemas de saúde, além disso, a prática ajuda a baixar as taxas de colesterol, a controlar o diabetes e a hipertensão, contribui para a ativação da memória e, segundo pesquisas, melhora os sintomas da depressão.
Aqueles que preferem se exercitar durante as manhãs têm a vantagem de acelerar o organismo logo no início do dia, despertando mais rapidamente para as atividades cotidianas. Porém, é preciso tomar cuidado com a alimentação: quem não tem o hábito de tomar um bom café da manhã ou quem faz a refeição de forma inadequada pode sentir enjoos, tonturas e desmaiar.
Foto: Shutterstock
Durante as atividades físicas, há um aumento do gasto energético, o que acelera o consumo de glicose pelo organismo. Porém, acreditar que ao exercitar-se em jejum o processo de emagrecimento acontecerá mais rápido é um erro. “O jejum prejudica o metabolismo, que tem a função de possibilitar a transformação dos alimentos que consumimos em energia. Além disso, o nível de glicose no sangue fica baixo e o organismo passa a consumir proteínas em vez de gorduras, ou seja, o indivíduo perde massa magra, que são os músculos, no lugar das tão indesejadas gorduras”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli. Estar mal alimentado durante a prática de exercícios pode prejudicar o rendimento das atividades e gerar um quadro de hipoglicemia, além do risco de quadros de mal-estar.
Ilustração: Shutterstock | Design: Ana Carvalho/Colaboradora
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Maximo Asinelli, nutrólogo
LEIA MAIS
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.