Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O cabelo precisa de protetor solar? Especialistas explicam
O cabelo também exige protetor solar no verão - Foto: Shutterstock

Saúde

Cabelo precisa de protetor solar? Especialistas explicam

O protetor solar para cabelo é um item indispensável para proteger os fios contra os danos da radiação solar

Que o protetor solar é fundamental para proteger a pele contra o sol, isso todo mundo sabe. Mas você sabia que ele também deve ser aplicado nos cabelos? Pois é! Assim como a pele, o cabelo também pode sofrer com os danos causados pelos raios solares. 

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cabelo sofre sim ações maléficas pelos raios solares. O raio UVB danifica a cutícula do cabelo. A partir daí, acontece a perda de umidade e o desbotamento da cor, deixando o cabelo opaco e quebradiço”, explica a médica especialista em dermatologia Lílian Brasileiro. 

O uso do protetor solar específico para o cabelo pode ajudar a amenizar os danos e prevenir o câncer de pele, que também pode acometer o couro cabeludo. De acordo com o dermatologista e professor de Tricologia, Danilo S. Talarico, o ideal é aplicar o produto todos os dias, sem exceção. 

“Quando sofrer exposição direta do sol, mesmo em dias nublados, o paciente deve usar o produto e é necessário considerar a reaplicação a cada duas horas, mas caso não seja um dia ensolarado pode estender para 4 horas esse intervalo”, recomenda o especialista. 

Pode usar protetor solar comum nos cabelos?

Segundo a médica, o protetor solar comum pesa nos fios, deixando o cabelo com aparência e aspecto ruim, por isso, ele deve ser evitado. “O ideal é usar um filtro solar específico para cabelo, sempre em spray. O produto deve ser aplicado em toda a superfície do couro cabeludo”, orienta Lilian. 

Além disso, o protetor solar capilar não deve ser confundido com o protetor térmico. Diferente deste, que age protegendo contra o calor das altas temperaturas de ferramentas térmicas, como a chapinha, o babyliss e o secador, por exemplo, o protetor solar capilar possui filtros UVA e UVB em sua composição.

“O protetor térmico é desenvolvido para proteger o cabelo de altas temperaturas. Ele sempre tem na base dele algum óleo ou silicone, que faz a difusão do calor. Então ele é importante para casos quando a gente vai usar uma ferramenta modeladora, chapinha, aqueles modeladores”, finaliza a especialista.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Estilo de Vida

Quando se tem uma noite mal dormida, pode ser difícil vencer a sensação de peso e fadiga, mas essas táticas podem te ajudar

Casa & Decor

Está com dificuldades para manter o lar limpo e arrumado? Essas dicas vão ajudar na organização da casa mesmo na correria do dia a...

Beleza

Tendência se baseia na ideia de que 'menos é mais' para manter a pele saudável e radiante todos os dias; veja dicas