Connect with us

O que você está procurando?

Famosa na culinária e no tratamento de doenças simples, o hortelã garante muitos outro benefícios à saúde como vermífugo e repositor hormonal
- FOTO: Istock

Hortelã: combate resfriados, gripes e até má digestão

Famosa na culinária e no tratamento de doenças simples, o hortelã garante muitos outro benefícios à saúde como vermífugo e repositor hormonal

Com aroma suave e sabor refrescante, a hortelã (Mentha piperita) foi incorporada ao dia a dia como tempero e remédio caseiro para problemas de saúde sem gravidade. Os óleos essenciais da erva, ricos em mentol e carvona, e os flavonoides (apigenina, rutina e luteolina) garantem suas reconhecidas propriedades medicinais.

folhas de hortelã

FOTO: Istock

Serve para quê?

Ela é recomendada como antisséptica, expectorante, antimicrobiana, antifúngica, antiviral, anestésica, antialérgica, antioxidante, para dores reumáticas e nevralgias. Antigripal, expectorante e fluidificante, o chá feito com suas folhas é eficiente no combate a resfriados, febres e na eliminação do catarro. Anti-inflamatória, ajuda no tratamento de problemas na garganta. Em casos de sinusite e bronquite, a inalação de seu óleo desobstrui as vias aéreas.

Bom funcionamento

Como tônico e estimulante, a erva combate a má digestão, estimula o processamento da gordura ingerida nas refeições e ajuda na eliminação de gases, acabando com as cólicas intestinais e biliares. Ela também elimina o excesso de líquidos retidos pelo organismo, ajudando na redução de inchaços.

Cabeça e pele nota 10!

A hortelã também tem ação depurativa e ameniza erupções na pele. Por aumentar o fluxo de sangue no cérebro, melhora o desempenho desse órgão e a capacidade de concentração e memorização.

Saúde da mulher

Dependendo da quantidade (que deve ser prescrita por um especialista), também apresenta papel importante na reposição hormonal feminina e redução dos calores da menopausa.

Limpeza geral

Pesquisadores da Universidade Federal de Brasília (UNB) descobriram que a erva contém óxido de piperitenona, substância que age como vermífugo.

Indicada para:

  •  gripe e resfriado
  •  expectorar catarro
  •  febre
  •  asma e bronquite
  •  melhorar a circulação
  • cólicas intestinais
  •  eliminar excesso de líquidos
  •  gases
  •  melhorar a atividade cerebral
  •  sinusite
  •  ansiedade e nervosismo
  • insônia
  • mau hálito

Contraindicações: não deve ser ingerido por gestantes, crianças, bebês, portadores de úlcera e gastrite ou pessoas com sudorese excessiva e enxaqueca crônica

LEIA TAMBÉM:

Redação Alto Astral

Advertisement

Estilo de vida

Você pode adiar o aparecimento da flacidez da pele, basta começar se cuidar desde agora. Confira algumas dicas que vão te ajudar!

Mundo místico

As frases são curtas, mas contêm um grande tesouro da sabedoria divina. Conte com a força dos poderosos provérbios para viver uma vida mais tranquila!

Mundo místico

Conte com a ajuda dos provérbios para obter a graça e conforto do Senhor. Confira 13 provérbios sagrados para aumentar seu otimismo e melhorar sua vida.

Mundo místico

No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Família. Nada melhor do que orações abençoadas para fortalecer sua relação com os familiares. Confira!

Estilo de vida

Ao contrário da micro, a macrocefalia não possui relações com o zika vírus. Entenda o que acontece em crianças com esse quadro

Relacionamento

Aprenda a usar os poderes dos cristais a seu favor, mantenha o seu bem-estar diário e garanta uma boa saúde

Estilo de vida

Saiba quais são os nutrientes que se encontra nas deliciosas castanhas e entenda o motivo por que ela faz tão bem a saúde

Estilo de vida

Veja como são processados os dados pelo cérebro e entenda os tipos de memória existentes e como elas funcionam