Quer aumentar a imunidade? Veja quais alimentos incluir na dieta

Alimentos ricos em vitamina C, fibras e potássio ajudam a aumentar a imunidade, combatendo diversas doenças. Além disso, alguns tem efeito detox

- FOTO: Istock.com/GettyImages

Se você já sofreu com unhas fracas, queda de cabelo, pele amarelada, resfriados e gripes frequentes, dentre outros problemas, saiba que eles podem estar relacionados com o que você coloca à sua mesa diariamente. A escolha do que você come influenciará – e muito – na ação do seu sistema de defesa. Para evitar com que o sistema imunológico fique enfraquecido, uma boa opção é apostar em alimentos especiais capazes de blindar o organismo contra bactérias e outros invasores responsáveis por uma série de doenças, proporcionando muitos benefícios à saúde. Quer aumentar a imunidade? Então veja a lista de alimentos que ajudam a melhorar seu sistema imunológico!

alimentos para aumentar a imunidade

Foto: iStock

Alimentos para aumentar a imunidade

Acerola

Por conter boa quantidade de vitamina C, a acerola estimula, e muito, a produção de anticorpos, protegendo o corpo contra bactérias que podem causar diversas doenças.

Laranja

Além do delicioso suco que é possível obter por meio da fruta, ela também é fonte de vitamina C, nutriente essencial para o sistema imunológico. A vitamina C funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como resfriados e tumores. Os benefícios da laranja não param por aí. Ela ainda é rica em fibras e potássio: a primeira ajuda o intestino funcionar com regularidade e o segundo auxilia no controle da pressão arterial.

Limão

Fonte de vitamina C assim como a laranja, o limão, além de ser um escudo contra doenças, também contém geraniol, substância que é capaz de inibir a multiplicação de células cancerosas. A fruta ainda possui limoneno, uma substância encontrada em sua casca que promove grandes benefícios à saúde. “Ele penetra com facilidade em todos os tecidos e células do nosso organismo e é um poderoso solvente das toxinas”, afirma a nutricionista Daniela Jobst.

Mel

Seus compostos antioxidantes bloqueiam as enzimas necessárias para multiplicação dos germes, funcionando como um escudo do organismo. O mel ainda inibe a bactéria causadora da tosse.

Óleo de coco

Possui ácido láurico e o ácido cáprico, duas substâncias que têm a propriedade de modular o sistema imunológico. Alguns estudos apontam essa relação, mostrando a eficácia do óleo no combate a fungos, vírus e bactérias.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Daniela Jobst, nutricionista

Texto: Larissa Tomazini

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência