Atletas do fim de semana: quem são? Veja se você faz parte desse grupo!

Você sabe quem são os atletas do fim de semana? Para entender mais sobre quem são essas pessoas leia o texto a seguir e veja se você faz parte desse grupo.

- Foto: iStock.com/Getty Images

Será que você faz parte do grupo “atletas do fim de semana”? Não sabe o que significa? Então, vamos te ajudar: se você pratica atividade física só quando a semana chega ao fim, você faz parte desse grupo. Porém, não precisa ficar com peso na consciência por não fazer isso diariamente, pois independente da quantidade de dias, pelo menos você já está fazendo algo para sair do sedentarismo e isso é um ponto positivo.

Além disso, um estudo publicado recentemente na revista científica JAMA Internal Medicine, prova que os benefícios à saúde para quem pratica toda a cota de exercícios recomendada para a semana no sábado e domingo são similares aos daqueles que realizam suas atividades físicas regularmente durante a semana.

casal se preparando para correr

Foto Shutterstock.com

Atletas do fim de semana

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade Loughborough, na Inglaterra, e da Universidade de Sydney, na Austrália, monitoraram ao longo de 18 anos a saúde e a prática de atividade física de 63.591 “atletas” com mais de 40 anos de idade na Inglaterra e na Escócia. O resultado foi que: pessoas que se exercitaram de alguma forma – regular ou irregularmente – apresentaram menor risco de morrer de câncer ou doenças cardiovasculares, quando comparadas com pessoas sedentárias.

mulher soando

Foto: iStock.com/Getty Images

Os “atletas do fim de semana” que cumpriram a cota semanal recomendada de exercícios – 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade intensa – reduziram em 41% suas chances de problemas vasculares e em 18% as de câncer, comparados com quem não fez qualquer exercício. Já quem praticou exercícios regularmente em três ou mais dias da semana apresentou uma diminuição de 41% e 21% nos riscos de desenvolvimento desses problemas, respectivamente. Mesmo quem praticou alguma atividade física, ainda que em quantidade “insuficiente”, apresentou uma queda de 37% no risco de doenças vasculares e 14% no de câncer.

Fica a dica!

Aposte em algumas das atividades físicas abaixo e não fique parado:

  • Musculação
  • Pilates
  • Ciclismo
  • Natação
  • Ioga
  • Artes marciais
  • Futebol
  • Vôlei
  • Basquete
  • Corrida

 

Leia também: 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência