Connect with us

O que você está procurando?

Apesar de natural e necessária para a sobrevivência do ser humano, a ansiedade em excesso interfere no dia a dia das pessoas que sofrem por antecipação
- FOTO: Shutterstock.com

Ansiedade em excesso gera sofrimento por antecipação

Apesar de natural e necessária para a sobrevivência do ser humano, a ansiedade em excesso interfere no dia a dia das pessoas que sofrem por antecipação

A evolução do ser humano fez com que a natureza desenvolvesse alguns sentimentos e sensações que ajudam na sobrevivência do indivíduo. Fome, sede, medo, paixão… Sejam fisiológicas ou emocionais, lidamos o tempo todo com reações que impulsionam nossas ações.

Ansiedade pode ser sinal de TOC e estresse pós-traumático

FOTO: Shutterstock.com

A ansiedade é um desses instintos, importante para a identificação de perigos iminentes, como fugir de um predador. Porém, passados milhares de anos desde a época das cavernas, situações que despertam o estado de alerta continuam fazendo parte do dia a dia do homem, inclusive, em maior quantidade, já que emprego, trânsito, trabalho, família e diversos outros temas exigem atitudes certeiras. O desafio hoje é saber interpretar de uma forma saudável tudo o que acontece ao nosso redor, evitando que o gatilho do transtorno ansioso dispare por motivos insignificantes.

O que é a ansiedade?

A ansiedade é, portanto, algo nato do ser humano, por isso, não deve ser eliminada. O problema surge quando o sentimento está presente em demasia nas pessoas. “Caracteriza-se transtorno ansioso quando o indivíduo apresenta respostas cognitivas, comportamentais, emocionais e fisiológicas relacionadas a preocupações e medos exagerados a determinados eventos que ainda não se realizaram”, define a psicóloga Lígia Venturineli.

Quem sofre do transtorno imagina algumas situações futuras como aversivas ou perigosas, ainda que elas ainda nem tenham acontecido. É justamente essa incerteza do tempo futuro que alimenta o sentimento de ansiedade, fazendo com que a pessoa sofra por antecipação — por algo que pode até mesmo nem vir a acontecer.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Cleunice Menezes, psicóloga e psicanalista; Lígia Venturineli, psicóloga da AzimuteMed – Treinamento & Qualidade, de São Paulo (SP).

Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason / Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Consumir alimentos naturais e saudáveis garante maior qualidade de vida e bem-estar. Mas será que você se alimenta corretamente? O teste ajuda a descobrir

Estilo de vida

A maçã cai superbem nas saladas, já que traz um toque adocicado ou ácido, dependendo do tipo e do gosto da pessoa. Confira os principais tipos dessa fruta.

Estilo de vida

Está passando por um momento complicado? Saiba que os animais de estimação podem diminuir os sintomas da depressão e promover seu bem-estar!

Estilo de vida

A berinjela deixa os pratos mais nutritivos e saudáveis. Quando combinada com o queijo de minas, os benefícios são potencializados e a saúde sai ganhando.

Estilo de vida

As sopas são excelentes para aumentar o consumo de vegetais, aproveitando ainda os nutrientes que permanecem na água. Descubra mais vantagens do alimento

Estilo de vida

Ao adotar um bichinho de estimação, você colabora para o controle da população de cães e gatos de ruas. Veja os cuidados necessários para adoção responsável

Estilo de vida

O limão apresenta diversos nutrientes capazes de proteger a saúde e, quando combinado com outros alimentos, pode ter seus benefícios potencializados

Estilo de vida

Os medicamentos podem ser aliados no tratamento de casos graves. Porém, é preciso acompanhamento médico. Afinal, os remédios mais ajudam ou atrapalham?