5 alimentos que não podem ficar de fora da sua salada

As saladas podem ser preparadas com os mais variados alimentos, que fornecem benefícios diversos ao organismo. Assim, a saúde fica protegida.

- FOTO: Shutterstock

Conhecidas por antecederem o prato principal, as saladas podem ser muito mais do que apenas uma guarnição. Elas são feitas com alimentos saudáveis, leves e que contribuem com diversas funções do organismo. Pensando nisso, para que você consiga montar uma salada saborosa e nutritiva, separamos alguns ingredientes que não podem ficar de fora do seu prato! Que tal conferir quais são?

 

prato-branco-salada-folhas-legumes-verduras-tomate-pepino-alface-cebola-garfo

FOTO: Shutterstock

 

Alface

Essa verdura pode ser encontrada em vários tipos de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas, sendo que dentre os tipos de alface encontramos: alface crespa, lisa, romana, mimosa, americana, roxa, entre outras. “Como a maioria dos vegetais, a alface possui pouco carboidrato, proteína e gordura, no entanto é rica em vitaminas e minerais. A folha dessa verdura contém quantidade razoáveis de vitaminas A e C, e minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio e ferro”, esclarece a nutricionista Luana Vasconcelos.

Beterraba

Descrita como uma raiz utilizada na culinária, ela pode ser consumida in natura ou na forma de sopas, sucos, conservas, entre outras opções. De sabor adocicado, a beterraba possui alta concentração de carboidratos e ótimo valor nutricional, inclusive em suas folhas. Sua cor vermelha arroxeada é resultado da pigmentação de uma substância chamada betalaína, a qual é um ótimo antioxidante natural, agindo contra o envelhecimento celular e reduzindo o risco de alguns tipos de câncer.

 

saladas-refeição-alimentos-comida-alimentação-ingredientes

FOTO: Shutterstock

 

Couve

Por ser rica em fibra e magnésio, seu consumo contribui para um melhor funcionamento intestinal e seu elevado teor de ferro atua na prevenção e no tratamento da anemia. Além disso, o consumo regular da couve reduz o risco de câncer e de doenças cardiovasculares, diminui a pressão arterial e contribui para a manutenção da glicemia e da saúde óssea. Essa verdura é muito utilizada em dietas que visam o emagrecimento, justamente por apresentar um efeito detox, capaz de eliminar toxinas do organismo.

Pepino

Esse legume é utilizado em receitas variadas, desde saladas até pratos quentes e sucos. “Ele é fabuloso, auxilia no processo de desintoxicação e atua em diversas regiões do corpo, como rins, músculos, pele e sistema digestivo. Outra vantagem é atuar na reposição de minerais essenciais ao organismo”, explica a nutricionista Ana Huggler.

 

recipiente-legumes-vegetais-saladas-alimentos-alimentação-tomate-folhas-verdes

FOTO: Shutterstock

 

Rabanete

Contém cerca de 95% de água em proporção ao seu peso, tornando-o uma excelente fonte de hidratação. Além da alta concentração de água, possui baixo teor de gordura, favorecendo sua composição nutricional. Como alimento funcional, ele tem propriedades antibacteriana, antifúngica e diurética, além de ajudar na desintoxicação do fígado. O rabanete ainda ajuda na regulação do metabolismo, é laxante e melhora a circulação sanguínea.

 

 

Consultoria: Ana Huggler e Luana Vasconcelos, nutricionistas

 

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência