5 alimentos que são anticancerígenos e você não sabia!

Sabia que, na luta contra o câncer, os alimentos são grandes aliados? Confira 5 alimentos anticancerígenos que ajudam a combater e prevenir a doença!

- FOTO: Glow Images e Latinstock

Em universidades e centros especializados, multiplicam-se estudos que buscam incessantemente a encontrar não só a cura, mas maneiras de prevenir e também tratamentos menos invasivos, como a alimentação por meio de alimentos anticancerígenos. Nessa luta, os alimentos são grandes aliados. A seguir, confira 5 alimentos anticancerígenos que ajudam a combater e prevenir a doença!

alimentos-anticancerigenos-alimentacao-saude

FOTO: Glow Images e Latinstock

1- Pimenta

Sinônimo de longevidade, a pimenta também é uma aliada no combate aos tumores. Por conter capsaicina, piperina e quercetina, substâncias que geram efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, contribui para a inibição do crescimento do câncer. A concentração das propriedades varia de acordo com o tipo de pimenta, mas quanto mais apimentado, melhor para a saúde.

 

2-Salsinha

Reconhecida planta medicinal,tem forte concentração de vitamina C e, portanto, é inimiga dos radicais livres.

alimentos-anticancerigenos-alimentacao-saude

FOTO: Shutterstock

3- Salmão

Rico em ômega-3, pode ser eficiente contra o câncer do cólon. Mas é preciso ter atenção à origem deste peixe, ao consumi-lo, pois muitos ambientes estão sujeitos a contaminação.

 

4- Romã

Eis uma fruta pouco consumida, mas que só faz bem à saúde. Inúmeras pesquisas vêm comprovando a eficácia da romã na inibição do desenvolvimento de células cancerígenas. Substâncias como antocianidina, cianidinas, elagitaninos e fitoestrógenos são potentes antioxidantes. Mas o destaque é a presença de cerca de 40% de ácido elágico em sua composição. O elemento também combate os radicais livres, auxilia na redução de tumores e evita o aparecimento de células cancerosas. Seu suco ou chá também contêm os benefícios.

 

5- Soja

O grão é rico em isoflavona, composto inibidor da ação de enzimas ligadas ao desenvolvimento da doença. A substância é um fitoestrógeno, semelhante ao hormônio feminino estrógeno, capaz de reduzir os riscos de tumores de mama e próstata. Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos e Japão, o consumo diário de soja e seus derivados (como tofu, missô, natto e tempe) pode reduzir em até 50% a chance de desenvolver câncer. As isoflavonas são mais concentradas na versão do grão cozido. Outros tipos de câncer que o consumo de soja ajuda a combater: pulmão, esôfago e cólon retal.

 

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência