Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Nada de mau humor por aqui! Prepare-se para manter os alimentos que causam a fuga da felicidade bem longe do seu cardápio diário (COM VÍDEO)
O café pode causar irritação, insônia e ansiedade - Shutterstock

Saúde

Alguns alimentos causam mau humor, sabia? Descubra quais são

Nada de mau humor por aqui! Prepare-se para manter os alimentos que causam a fuga da felicidade bem longe do seu cardápio diário (COM VÍDEO)

[PAGE TITLE]

A frase "você é aquilo que come" nunca foi tão real! Isso porque o que tem no prato pode, de fato, definir como você se sentirá depois da refeição, sabia? Apesar daquela sensação gostosa depois de abusar das guloseimas, também podemos sentir reações bastante adversas e incomodas, dependendo do que ingerimos. 

Quem alerta sobre isso é o nutrólogo Thiago Volpi: "alimentos que possuem alto teor de gordura e/ou são processados tendem a aumentar o processo inflamatório no corpo, elevando o nível de açúcar no sangue. A opção é sempre recorrer às opções mais naturais para diminuir o colesterol ruim", indica. 

Mas e o chocolate? Ele causa felicidade mesmo sendo gorduroso? Segundo o especialista, apesar da fama de 'causadores da felicidade', os chocolates com baixo teor de cacau são gordurosos e muito calóricos, o que causará sensação de mal-estar. O oposto do que queremos, né? Por isso, a dica é investir nas versões com mais de 70% de cacau, uma vez que só elas estimulam a produção de serotonina — o hormônio da felicidade.

Quem também gera debates sobre o assunto é o queridinho dos brasileiros: o café! Apesar de muito bem-vindo nos lares e aliado das rotinas cansativas, o médico destaca que a bebida pode causar sensações bastante desagradáveis quando consumida em excesso, como irritação — devido à adrenalina —, insônia, ansiedade e até problemas gastrointestinais. Eita! 

Triptofano e serotonina: os heróis da felicidade!

Thiago também explica que a felicidade proporcionada por algumas comidas é decorrente de sua composição. "Os alimentos que são ausentes de triptofano, aminoácido responsável pela produção da serotonina, o hormônio do humor, causam o efeito contrário da felicidade, principalmente se consumidos em exagero", avisa. 

E onde encontrar o tal do triptofano? Descubra na lista abaixo:

  • soja
  • leite
  • iogurte
  • banana
  • oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins...)
  • feijão

Já para garantir o bem-estar diário, confie em opções como laranja, cereais e verduras!

Preciso ficar longe dos vilões da felicidade para sempre?

É claro que não! Na alimentação, o equilíbrio é a chave de tudo, viu? "Consumir de vez em quando esses alimentos é normal, o problema é quando exageramos no consumo de açúcares e gorduras. Por isso, é sempre recomendado passar com um médico especialista para acompanhar e balancear a dieta mais adequada para cada paciente", finaliza o nutrólogo. 

Confira o vídeo abaixo:

Fonte: Thiago Volpi, médico nutrólogo e fundador do Espaço Volpi

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Entretenimento

A segunda temporada de Bridgerton saiu no dia 25 de março e está dando o que falar, né? Veja curiosidades sobre os novos episódios da série

Mundo místico

Os conselhos de beleza da astrologia dirão qual produto você deve incluir na sua rotina de skincare para manter a pele linda e radiante

Pets

Veterinária explica que a preocupação com a saúde cresce cada vez mais e muitas famílias recorrem à suplementação alimentar para aumentar a imunidade

Saúde

O Ozempic é uma medicação indicada para perda de peso em casos de obesidade; saiba os riscos do uso sem acompanhamento profissional

Saúde

Nutrólogo revela dicas para quem quer emagrecer de um jeito saudável e sem compulsões alimentares; confira

Casa & Decor

Especialistas explicam como é possível aproveitar bem o espaço de decoração mesmo em um apartamento pequeno

Entretenimento

A sequência do filme 'Encantada' acontece 15 anos após a estreia; veja fotos dos bastidores de 'Desencantada'

Pets

Adotou um cãozinho e não sabe como chamá-lo? Seja macho ou fêmea, listamos os 50 nomes que são mais usados para cachorros no país