Acumuladores têm um valor sentimental por seus objetos?

É possível que os acumuladores compulsivos tenham valor sentimental por todos os objetos guardados durante o tempo? Descubra!

- FOTO: Shutterstock.com

Para uma pessoa fora do quadro do Transtorno de Acumulação, quando questionada se quer guardar o papel da deliciosa bala que acabou de comer, a resposta é direta: “Não, pode jogar no lixo”. Porém, para os acumuladores compulsivos não é tão simples assim. Por mais irrelevantes que pareçam a quem vê a situação, cada um dos itens serve para um propósito no psicológico desse indivíduo, mudando de acordo com cada caso.

menina pensando pilha objetos acumuladores

FOTO: Shutterstock.com

As causas podem variar entre diferentes circunstâncias, um trauma causado por alguma decepção ou como a perda de um ente querido, como relata o psicólogo João Alexandre Borba sobre um caso de uma mulher cujo namorado faleceu: “Ela começou a ficar com medo das coisas se afastarem dela e aí foi juntando objetos ao seu redor. Iniciou-se com uma relação bem clara dela com esse homem, mas depois começou a se expandir para outras áreas, que não tinham relação com o rapaz”.

Mesmo se mostrando bastante contrária a se livrar de algo, isso não quer dizer que a pessoa se lembre de cada item que guardou. Conforme a quantidade de peças se torna incontável, mesmo os itens mais valiosos para os acumuladores acabam caindo no esquecimento, escondidos embaixo de montes de embalagens, jornais velhos e outras coisas mais descartáveis. Porém, “boa parte dos objetos têm valor afetivo, e a ideia de se desfazer deles é muito mais difícil”, ressalta a consultora em organização Yolanda Hollaender.

LEIA TAMBÉM

Texto: Giovane Rocha/Colaborador – Entrevistas: Érica Aguiar e Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: João Alexandre Borba, psicólogo; Yolanda Hollaender, consultora em organização de ambientes residenciais e corporativos, com certificação pela empresa OZ! Organize sua Vida; sócia-fundadora da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (ANPOP) e coordenadora da Oficina de Suporte aos Problemas de Desorganização.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência