Connect with us

O que você está procurando?

É possível que os acumuladores compulsivos tenham valor sentimental por todos os objetos guardados durante o tempo? Descubra!
- FOTO: Shutterstock.com

Acumuladores têm um valor sentimental por seus objetos?

É possível que os acumuladores compulsivos tenham valor sentimental por todos os objetos guardados durante o tempo? Descubra!

Para uma pessoa fora do quadro do Transtorno de Acumulação, quando questionada se quer guardar o papel da deliciosa bala que acabou de comer, a resposta é direta: “Não, pode jogar no lixo”. Porém, para os acumuladores compulsivos não é tão simples assim. Por mais irrelevantes que pareçam a quem vê a situação, cada um dos itens serve para um propósito no psicológico desse indivíduo, mudando de acordo com cada caso.

menina pensando pilha objetos acumuladores

FOTO: Shutterstock.com

As causas podem variar entre diferentes circunstâncias, um trauma causado por alguma decepção ou como a perda de um ente querido, como relata o psicólogo João Alexandre Borba sobre um caso de uma mulher cujo namorado faleceu: “Ela começou a ficar com medo das coisas se afastarem dela e aí foi juntando objetos ao seu redor. Iniciou-se com uma relação bem clara dela com esse homem, mas depois começou a se expandir para outras áreas, que não tinham relação com o rapaz”.

Mesmo se mostrando bastante contrária a se livrar de algo, isso não quer dizer que a pessoa se lembre de cada item que guardou. Conforme a quantidade de peças se torna incontável, mesmo os itens mais valiosos para os acumuladores acabam caindo no esquecimento, escondidos embaixo de montes de embalagens, jornais velhos e outras coisas mais descartáveis. Porém, “boa parte dos objetos têm valor afetivo, e a ideia de se desfazer deles é muito mais difícil”, ressalta a consultora em organização Yolanda Hollaender.

LEIA TAMBÉM

Texto: Giovane Rocha/Colaborador – Entrevistas: Érica Aguiar e Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: João Alexandre Borba, psicólogo; Yolanda Hollaender, consultora em organização de ambientes residenciais e corporativos, com certificação pela empresa OZ! Organize sua Vida; sócia-fundadora da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (ANPOP) e coordenadora da Oficina de Suporte aos Problemas de Desorganização.

Advertisement

Estilo de vida

Aposte nos benefícios do leite para perder medidas e ficar em forma! Saiba como o consumo de cálcio influencia no emagrecimento.

Estilo de vida

Correr pode ser considerada uma atividade eficiente para melhorar a atividade cerebral. Foi o que constatou uma pesquisa feita pela Universidade do Arizona.

Estilo de vida

Se você ainda não conhece a técnica de mindfulness, fica a dica para o verão. Essa forma de meditação melhora e muito as habilidades cognitivas. Confira!

Estilo de vida

Segundo pesquisa realizada na Finlândia, é possível que consumir álcool desde a juventude pode gerar consequências no cérebro, quando adulto. Confira!

Estilo de vida

Você sabia que alguns problemas de saúde podem aparecer com a ansiedade? Saiba quais transtornos e fobias podem se desenvolver com o problema!

Estilo de vida

Quem espera um filho pode pintar o cabelo? E fazer exercícios? Precisa evitar gatos? Conheça 5 mitos e verdades da gravidez

Estilo de vida

A compulsão por açúcar funciona praticamente da mesma forma pela qual os viciados sentem a necessidade de consumir drogas!

Estilo de vida

Qual é a verdadeira função dos antioxidantes? Como os radicais livres agem no organismo? E o que são essas substâncias? Descubra isso e muito mais!