Açaí protege contra o câncer de mama e blinda o coração

Conheça o melhor da fruta. O açaí reduz o nível de LDL, atua no sistema digestivo, evita o aparecimento de câncer de mama e protege o coração

- Foto: iStock

Segundo recentes estudos, o açaí contém propriedades que podem evitar o aparecimento de nódulos nas mamas. Além disso, graças ao seu poder antioxidante, a fruta blinda o coração e reduz os níveis de LDL, o famoso colesterol ruim. Ele também protege o sistema digestivo e é anti-inflamatório. Ou seja: difícil ficar sem!

açaí

Foto: iStock

Contra o câncer

A pesquisa ainda não foi concluída, mas os primeiros resultados são animadores! Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram que o açaí pode fazer parte da prevenção do câncer de mama. Segundo os pesquisadores, isso é possível pois a fruta contém uma grande quantidade de antocianina, que dá coloração roxa, e ácidos graxos, também chamados de gorduras boas. “A antocianina já é conhecida como um poderoso antioxidante. Doenças como o câncer acontecem em ambientes carentes de oxigenação e carregados de radicais livres. Substâncias antioxidantes agem combatendo os radicais livres”, diz Alice Amaral, médica especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício e Esporte. Apesar de as pesquisas ainda não serem conclusivas, esse já é um grande passo!

Coração batendo mais forte

Os polifenóis, principalmente os flavonoides, são fitoquímicos antioxidantes poderosos que neutralizam os radicais livres. O excesso de radicais livres (espécies reativas de oxigênio) podem causar lesão nos vasos sanguíneos e aumento da inflamação, sendo um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. “Além disso, o açaí auxilia na produção de óxido nítrico e vasodilatação, o que promove benefícios na circulação sanguínea”, diz Leandro Kuroda, nutricionista e fundador do Saúde com Definição.

Outra substância presente no açaí é o ácido oleico, que também ajuda na passagem dos lipídios através das membranas celulares. “Com essas membranas flexíveis, os hormônios e seus receptores funcionam de forma mais adequada, prevenindo processos inflamatórios”, explica Alice. E ainda, o açaí contém elevada taxa de vitaminas A, B1 e E, cálcio, magnésio, ferro, fósforo e potássio, além de fibras e proteínas. De acordo com a profissional, a fruta possui o mesmo efeito antioxidante do vinho, porém é 10 vezes mais rica em antocianina. “O consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode modificar favoravelmente o metabolismo da glicose (açúcar) e dos lipídios (gorduras), diminuindo, com isso, o nível de LDL oxidado (chamado de colesterol ruim)”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Alice Amaral, médica especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício e Esporte pela Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Nutrologia e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte; Leandro Kuroda, nutricionista e fundador do Saúde com Definição.

Texto: Redação Alto Astral

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência