Connect with us

O que você está procurando?

Confira algumas dicas poderosas de alimentação e hábitos diários para acabar de vez com a prisão de ventre e o inchaço abdominal!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Faça escolhas certas e acabe com a prisão de ventre!

Confira algumas dicas poderosas de alimentação e hábitos diários para acabar de vez com a prisão de ventre e o inchaço abdominal!

Intestino preso, além de ruim para a saúde, pode prejudicar o processo de emagrecimento, já que deixa o abdome estufado e dificulta a eliminação de toxinas. Para se livrar da prisão de ventre, é importante manter uma alimentação equilibrada e rica em fibras, ingerir a quantidade recomendada de água por dia e também praticar exercícios físicos regularmente. Confira outras dicas para não sofrer desse problema:

suco, mamão, laranja e banana

Foto: iStock.com/Getty Images

Conte com as fibras

A prisão de ventre pode ser um indicativo de que estão faltando fibras no seu cardápio. As fibras são encontradas nos alimentos de origem vegetal, como cereais, frutas, verduras e legumes. Apesar de não serem digeridas pelo organismo, elas agem diretamente na digestão e no trânsito intestinal, atuando na formação do bolo fecal e fazendo com que o excesso consumido seja eliminado pelo corpo regularmente. Entretanto, especialistas avisam que o consumo não deve ultrapassar 30g diárias. Caso contrário, o resultado poderá ser diarreia, gases e desconforto.

Água para lubrificar

Consumir muitas fibras pode até piorar o quadro de prisão de ventre se essas não vierem acompanhadas de água. É o líquido que faz as fibras ganharem corpo e lubrificar o trânsito intestinal. Nesse caso, a dica é consumir aproximadamente 2 litros de água ao longo do dia, evitando apenas seu consumo durante as refeições.

Aproveite a casca!

As fibras insolúveis (que estimulam a eliminação do bolo fecal) são encontradas principalmente nas cascas, que não devem ser retiradas. “Pera, nectarina e uva são frutas ricas nesse nutriente”, explica Tathiana Galante, nutricionista da Triathon Academia, de São Paulo (SP). Para retirar resíduos de sujeira e de agrotóxicos, deixe a fruta de molho e higienize a casca com uma escova de dentes nova, reservada para esse fim.

Turbine seu suco

Liquidificar os alimentos destrói as fibras dos vegetais. Para que essa perda não interfira no funcionamento do seu intestino, acrescente 1 colher (sopa) de linhaça triturada no suco de fruta pronto. Outra dica é jogar fora o coador, que também retém as fibras dos alimentos. Caso o suco fique muito grosso, basta acrescentar mais água.

Faça a sua rotina

Uma dica eficiente para regular seu intestino é acostumá-lo a trabalhar no mesmo horário. Para isso, escolha uma hora do dia em que esteja tranquila e reserve esse momento para você. Com o passar do tempo, seu corpo se condicionará a funcionar sempre nesse momento do dia, sem que sejam necessários maiores esforços.

Exercícios contra a constipação

Caminhar diariamente estimula o peristaltismo do intestino, que são os movimentos involuntários responsáveis por empurrar os resíduos dos alimentos para fora. Os exercícios também ajudam na eliminação de gases e estimulam a desintoxicação do corpo.

De molho

Feijão, grão-de-bico e outras leguminosas possuem carboidratos não digeríveis, que se tornam alimentos para as bactérias do intestino. Com isso, há um aumento de gases intestinais que podem prejudicar a digestão. Uma saída é deixar o alimento de molho durante 12 horas e trocar a água antes de cozinhá-lo.

Alimentos poderosos contra a prisão de ventre

*Água de ameixa: a ameixa seca contém um laxante natural chamado sorbitol. Para melhor aproveitar as suas propriedades, deixe 2 ameixas de molho em 1 copo (200ml) de água durante a noite. Consuma a bebida assim que acordar.

*Mix de fibras: a nutricionista Ana Paula Murbach, de Curitiba (PR), tem uma receita especial para acabar com o intestino preguiçoso. Cozinhe 100g de damasco, 100g de ameixa-preta e 100g de tâmara. Bata no liquidificador com 200g de linhaça e consuma 2 colheres (sopa) da mistura durante o dia.

*Mamão papaia: além de ser fonte de fibras insolúveis, a fruta possui uma enzima chamada papaína, que ajuda na digestão.

LEIA TAMBÉM

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Tathiana Galante, nutricionista da Triathon Academia e Body Check, de São Paulo (SP); Ângela Cardoso, nutricionista de Bauru (SP), Ana Paula Murbach, nutricionista de Curitiba (PR), (41) 3039-6415

Advertisement

Estilo de vida

Conheça os 7 maiores sinais que indicam claramente que você está praticando a autossabotagem - preste atenção em todos eles!

Estilo de vida

Com a correria do dia a dia não conseguimos dormir o suficiente para repor as nossas energias. Saiba quais são as causas disso para o organismo

Estilo de vida

A descoberta dos neurônios espelho significou um grande avanço para os estudos da neurociência. Entenda como ocorreu o estudo dessas células nervosas

Estilo de vida

Confira 7 passos e dicas essenciais para aprender mais e melhor – inclusive na hora de encarar transtornos de aprendizagem

Casa & Decor

Plantar temperos pode ser uma ótima ideia para quem quer cozinhar com tudo fresco e sem agrotóxicos. Aprenda as formas corretas de cuidar de cada um deles!

Estilo de vida

Apesar de ser assustador à primeira vista, o estresse pode sim ter o seu lado bom. Veja os benefícios do estresse – e a necessidade de mantê-lo equilibrado

Estilo de vida

O estresse não atinge apenas a mente, como muitos pensam: sua presença contínua pode, inclusive, contribuir para o desenvolvimento de câncer

Mundo místico

Ter um altar em casa é perfeito para uma boa ligação com o espiritual. Aprenda a fazer o seu para ter um canto sagrado na sua casa e protegê-la do mal.