Connect with us

O que você está procurando?

Apesar de ser amplamente discutido, o estresse ainda levanta inúmeras dúvidas. Conheça os principais mitos que cercam o estresse.
- Foto: Shutterstock Images

Conheça os 5 mitos mais comuns sobre o estresse

Apesar de ser amplamente discutido, o estresse ainda levanta inúmeras dúvidas. Conheça os principais mitos que cercam o estresse.

Embora seja um tema frequente nas rodas de bate-papo, muitas pessoas têm conceitos errados a respeito do estresse. A psicóloga Marilda Novaes Lipp desvenda quais os mitos mais comuns que o permeia:

mulher estressada

Foto: Shutterstock Images

“Estresse é coisa de rico”

Qualquer pessoa pode se sentir estressada diante de situações adversas, e o corpo é alheio ao nível econômico do indivíduo, seja ele pobre ou rico.

“É um problema sem solução”

Ao contrário, o bem-estar da pessoa em fase de exaustão por situações estressantes pode ser reestabelecido, desde que ela receba tratameto adequado. Assim, a vida volta ao seu normal.

“Não pode ser controlado”

Desde que se treine, é possível reconhecer seus próprios limites para o desgaste causado por situações estressantes e aprender a controlar sua intensidade, evitando sofrimento.

“O estresse é sempre ruim”

Nem sempre, pois, na dose certa, serve como alerta e encorajamento. Faz parte do instinto de sobrevivência do ser humano, para que consiga adaptar-se às adversidades.

“Criança não sofre disso”

Engano, já que o número de casos de estresse e ansiedade nessa faixa etária é cada vez maior. Geralmente, por essa ideia equivocada e pela falta de habilidade médica para um diagnóstico adequado, os sintomas deixam de ser relacionados ao desgaste emocional, leia sobre este assunto na página 10.

“É o trabalho a causa do meu estresse”

Depende. O trabalho em si não é ruim. O que costuma acontecer são situações difíceis dentro do ambiente profissional, tais como: insatisfação com remuneração, opressão pela chefia, exigência constante de superação de metas, etc. Sua reação diante desse conjunto de fatores é que pode sim levar ao desgaste emocional e, assim, ao estresse.

LEIA TAMBÉM

Edição: Augusto Biason/ Colaborador

Consultoria: Marilda Novaes Lipp, psicóloga.

Advertisement

Estilo de vida

O açaí é bastante consumido no Brasil, sendo que suas propriedades são responsáveis por proporcionar benefícios à saúde. Confira 4 respostas sobre a fruta.

Estilo de vida

Produção excessiva do hormônio cortisol, provocada pelo estresse contínuo, contribui para a elevação da pressão arterial e, consequentemente, infarto

Estilo de vida

As fraturas podem prejudicar os ossos do corpo. Pensando nisso, cientistas descobriram uma forma de consertar lesões com ossos sintéticos, impressos em 3D.

Estilo de vida

As espinhas são o terror de muitas pessoas, principalmente adolescentes. Mas, uma pesquisa indica que elas podem significar um envelhecimento mais lento.

Estilo de vida

A prática de yoga é benéfica para todo o organismo: músculos são fortalecidos, o emagrecimento é favorecido, a mente consegue descansar e você relaxa!

Estilo de vida

Embora não esteja muito presente na mesa dos brasileiros, o salmão é um peixe saboroso e fonte de muitos benefícios à saúde. Descubra por que consumi-lo!

Estilo de vida

O estresse não é um mal que atinge apenas a mente, como muitos pensam. Ele pode interferir na qualidade do sono e causar um desequilíbrio no peso

Estilo de vida

Pequenas atitudes no dia a dia podem garantir mais qualidade de vida. Conheça 8 hábitos simples para você mudar agora e sentir a diferença!