Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Algumas ações simples podem ajudar quem enfrenta a depressão
Algumas ações simples podem ajudar quem enfrenta a depressão - Shutterstock

Saúde

4 dicas de ouro para combater a depressão

Profissional lista ações que quem enfrenta a depressão deve tomar para combatê-la e restaurar sua saúde mental

A depressão é uma doença bastante complexa e, por isso, é sempre difícil bater o martelo em apenas uma “solução” que funcione para todos. Até porque ela pode surgir por diferentes causas e trazer sintomas e experiências diversas para cada pessoa.

Mesmo assim, há algumas ações que, quando combinadas, são de grande ajuda para a maioria daqueles que estão combatendo a depressão. Elas estão ligadas a mudanças ligadas aos hábitos diários, à criação de uma rede de apoio e à busca por ajuda profissional.

Nesse período de início de ano, se conscientizar nesse sentido é ainda mais importante, já que o período pode mexer com a saúde mental de certos indivíduos.

“Muitas pessoas fazem planos, metas, resoluções e expectativas para os próximos doze meses, mas nem sempre as coisas saem como planejado, e isso pode gerar frustração, decepção, ansiedade e até depressão”, diz a Dra. Gesika Amorim, especialista em saúde mental e neurodesenvolvimento.

A seguir, a profissional apresenta 5 dicas essenciais para o enfrentamento da depressão:

Procure ajuda médica

Essa é a dica mais importante para quem percebe qualquer questão ligada à saúde mental, seja ela a depressão, a ansiedade ou alguma outra.

Dra. Gesika explica que um médico poderá avaliar sua condição e recomendar um tratamento adequado, que pode envolver terapia, medicação ou os dois.

Tentar se medicar sozinho ou ignorar os sintomas só vai piorar o problema ou fazer com que surjam outros, então isso é essencial.

Busque apoio emocional

Receber apoio emocional é importantíssimo quando se lida com a depressão. Apesar de isso poder ser obtido por meio da própria terapia, também é bom buscar outras pessoas que te entendam, aumentando sua rede de apoio. Existem grupos específicos para isso que muitas vezes são uma solução interessante.

Além disso, conversar com amigos ou familiares sobre o que você está passando pode trazer algum alívio emocional. Entretanto, nesse momento, sempre procure por aquelas pessoas que são mais compreensivas e vão te ajudar, e não julgar.

Cuide de si

É comum esquecer que o cuidado com a mente também envolve uma atenção consigo mesmo no geral, inclusive com os aspectos físicos.

Pratique exercícios, mantenha uma alimentação saudável e durma adequadamente. Tudo isso vai ser muito benéfico para minimizar a depressão.

Evite o isolamento

Durante períodos difíceis em relação à saúde mental, muitas pessoas acabam se isolando, por não terem vontade de sair de casa e socializar com os amigos ou mesmo parentes.

Porém, por mais que pareça difícil, isso é importante também. Mantenha-se conectado com outras pessoas e participe de atividades sociais que lhe tragam prazer.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

O estresse pode se manifestar no corpo humano de diferentes maneiras, incluindo algumas pouco faladas; descubra quais são

Beleza

Especialista explica a diferença entre as técnicas de sobrancelhas mais populares dos salões de beleza

Finanças e Empreendedorismo

Seu dinheiro acaba antes do final do mês? Saiba como fazer para seu salário render mais e organizar as suas finanças pessoais

Saúde

Especialista destaca alguns problemas de saúde associados à prótese mamária e explica o que fazer para preveni-los