Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A musculação traz inúmeros benefícios para o corpo
A musculação traz inúmeros benefícios para o corpo - Shutterstock

Saúde

4 benefícios da musculação que vão além da estética

A prática regular de musculação não traz apenas o fortalecimento, mas também várias vantagens para a saúde do organismo

Muita gente vê a musculação como uma atividade destinada a fins estéticos, usada para ganhar músculos e definição. Porém, estudos ao longo dos anos mostraram que os benefícios dessa atividade para a saúde vão muito além disso.

Primeiramente, vale destacar que mesmo o fortalecimento dos músculos não é apenas uma questão estética. Isso porque os músculos envelhecem com o passar do tempo, e assim o corpo tende a perder força e massa muscular, tornando-se mais frágil e suscetível a doenças e lesões.

“A prática regular de musculação permite o fortalecimento da musculatura, garantindo músculos mais resistentes, preparados para as atividades do dia a dia e menos propensos a lesões”, explica Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.

A atividade é recomendada inclusive para pessoas acima dos 50 anos, justamente por essa ser a fase na qual os músculos mais começam a enfraquecer. E não é só isso! Confira quatro outros benefícios da musculação para a saúde:

Reduz a pressão arterial

Fazer musculação três vezes por semana pode contribuir para a redução da pressão arterial, segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e publicado na revista Scientific Reports.

Isso porque a modalidade ajuda a acelerar o metabolismo, o que é ótimo para controlar e prevenir a pressão arterial, diabetes e colesterol.

Ativa o sistema cardiovascular e respiratório

De acordo com Monica, a musculação ativa o sistema cardiovascular e respiratório. Por isso, reduz o risco de doenças do coração e melhora a circulação sanguínea.

Melhora a qualidade do sono

Para alguns, fazer academia de manhã parece uma tarefa impossível. Porém, esse é o melhor horário para receber essa vantagem da atividade.

Durante a manhã, o gasto energético na musculação é maior, o que ajuda a relaxar os músculos e o corpo de forma geral, favorecendo a qualidade do sono na próxima noite.

É benéfico para a mente

A musculação previne e melhora sintomas de depressão e estresse. A liberação de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, ajuda a reduzir a inflamação do corpo, melhorando a resposta imune e outros fatores que estão relacionados a um melhor funcionamento do sistema nervoso central.

Por fim, Monica salienta que é fundamental que os exercícios sejam executados corretamente e com o auxílio de um profissional da área. Senão, podem ocorrer lesões e até acidentes graves.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Nutricionista revela os principais alimentos que contribuem para o bronzeamento saudável durante o verão; confira quais são

Estilo de Vida

Para tomar melhores decisões é necessário que o corpo esteja descansado e a mente livre de preocupações; entenda

Beleza

Com ação antifrizz, a touca de cetim protege os fios durante o sono, para que amanheçam desembaraçados e sedosos