Saúde bucal: confira alguns cuidados na terceira idade

A saúde bucal é importante e merece toda atenção. A ideia de que a prótese é normal, deve acabar, pois alguns cuidados já evitam seu uso.

mulher sorrindo
Foto: iStock.com/Getty Images

A saúde bucal precisa ser mantida diariamente por meio da escovação e da idade ao dentista. Na terceira idade esses cuidados precisam ser maiores, pois existem alguns fatores que contribuem para o enfraquecimento dos dentes e da gengiva. “As pessoas consideram a prótese bucal uma consequência natural do envelhecimento. É preciso mudar essa cultura e adotar os devidos cuidados para que seja possível chegar na terceira idade sem utilizá-la” explica a dentista Rosane Menezes Faria. Infelizmente as pessoas possuem esse pensamento em relação à saúde bucal.

Alguns problemas bucais são mais propensos a aparecer nos idosos: diminuição de saliva, cárie de raiz, periodontite, gengivite, entre outras. “Além de possíveis lesões nas antigas restaurações, o avanço da idade diminui gradativamente a produção de saliva que contêm nutrientes importantes para os dentes, como cálcio e fosfato”, completa Rosane. Para evitar esses problemas, confira algumas dicas de cuidados bucais para os idosos. Aos que já não possuem dentes naturais, ela também ensina o que fazer com a prótese, para garantir a saúde da boca. Confira:

 

Prótese e saúde bucal

  • Após todas as refeições é necessário retirar a prótese para limpeza. A escovação deve ser feita com escova macia e pasta especial. Limpe todos os lugares da prótese e não use água quente, pois pode danificá-la.
  • Antes de dormir, retire a prótese e coloque-a em um copo com água com uma colher de água sanitária. Só coloque-a novamente no dia seguinte. A boca do idoso deve estar bem limpa, com direito a bochecho, massagem na gengiva e escovação da bochecha e língua.
  • A correta instalação da prótese é essencial, uma vez que mal instalada pode provocar lesões.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral – Edição: Denis Eric e Giovane Rocha

Consultoria: Rosane Menezes Farias, dentista