Sardas: o que são, qual o tratamento e por que elas surgem?

Sardas: o que são, qual o tratamento e por que elas surgem?

As sardas surgem em decorrência da exposição excessiva ao sol e de fatores genéticos. Descubra o que elas são e as principais formas de tratá-las.

Tomar sol em horários inapropriados colabora para o surgimento das sardas. Foto Shutterstock

Você já deve conhecer os riscos da exposição ao sol em horários inapropriados e sem proteção contra os raios UVA e UVB, não é? Dentre os riscos, os mais lembrados são queimaduras e câncer de pele, contudo, também é possível haver o surgimento de outros problemas, como as sardas. Mas, afinal, quais os riscos de desenvolvê-las após tomar sol? E o que são, de fato, as sardas? Chegou a hora de descobrir!

O que são as sardas?

Elas são causadas por fatores diversos, como predisposição genética e exposição aos raios solares. Independentemente disso, as sardas ocorrem em decorrência do aumento da melanina, substância que dá pigmentação à pele. Com a falta de filtro solar, essas  pequenas manchas tendem a se desenvolver com maior frequência, por isso, é mais comum notá-las durante as estações mais quentes.

Embora seus aparecimentos sejam por conta de descuido com a pele (no caso de tomar muito sol sem proteção), elas, na maioria dos casos, são inofensivas. Mas é preciso ficar atento, porque algumas pessoas confundem lesões mais perigosas com as sardas. Por isso, sempre que notar alguma mancha estranha em qualquer região do corpo, o mais indicado é procurar um médico para que o diagnóstico correto seja feito.

 

As sardas afetam diversas partes do corpo, mas são mais notadas no rosto.

As sardas afetam diversas partes do corpo, mas são mais notadas no rosto. FOTO: Shutterstock

 

É possível tratar!

Além do uso de protetor solar (cujo fator indicado varia de pessoa para pessoa), também é possível tratar as sardas com substâncias despigmentantes associadas a alguns tipos de ácidos. Além disso, os peelings superficiais podem acelerar o processo de clareamento das manchas. Mas, atenção: nunca faça nada sem consultar um profissional, ok? Em alguns casos, evitando tomar sol, as sardas podem clarear gradualmente, sem a ajuda de produtos específicos.

 

LEIA TAMBÉM: