Livre-se das doenças pedindo pela intercessão de São Lázaro

Comemorado no dia 17 de dezembro, São Lázaro é considerado o protetor das doenças e, frequentemente, chamado de Santo Médico. Saiba mais.

Ilustração de São Lázaro
Ilustração: Eugênio Tonon/Colaborador

São Lázaro foi um dos discípulos mais próximos de Jesus. Comemorado no dia 17 de dezembro, o santo é considerado o protetor dos leprosos e das doenças e, frequentemente, chamado de Santo Médico. Saiba mais sobre a história deste poderoso homem de Deus!

Ilustração de São Lázaro

Ilustração: Eugênio Tonon/Colaborador

Caminhada de fé

Lázaro vivia em uma cidade perto de Jerusalém, chamada Betânia, e era irmão de duas mulheres muito famosas no Evangelho: Marta e Maria. Quando Jesus saía em suas caminhadas missionárias, procurava sempre se hospedar na casa de São Lázaro. Dentro da comunidade hebraica, o santo era muito respeitado e venerado por todos. Sua família, que era de origem nobre, era conhecida por sua honestidade e religiosidade. Na Bíblia, em especial, Lázaro é extremamente importante pois foi a única pessoa pela qual Jesus chorou no Novo Testamento.

Quatro dias após a morte de Lázaro, causada por lepra, atendendo aos pedidos de Marta, Jesus o ressuscitou. Este é considerado um dos maiores milagres de Cristo, pois trata-se de seu último “sinal”. Depois disso, os sumos sacerdotes se reuniram e decidiram por tirar a vida de Sinédrio. Além disso, optaram também pela morte do próprio Lázaro, que, segundo eles, era a prova viva da divindade de Cristo. O dia 17 de dezembro é considerado o dia de sua celebração, pois também foi o dia de sua morte.

Oração a São Lázaro

“Ó São Lázaro, vós suportastes os sofrimentos da vida terrena com a certeza de alcançar a felicidade no céu; abri meu coração à palavra de Deus na Bíblia e aos ensinamentos da Igreja Católica; dai-me um coração sensível às doenças e a miséria dos meus irmãos; abri meus olhos para ver e compreender aquilo que se diz por aí: ‘O que aqui se faz aqui se paga’, é uma sentença falsa e enganosa, porque a justiça perfeita e definitiva só acontece na outra vida. Ajudai-me a crer com firmeza na realidade do céu e do inferno, para que eu não venha a me arrepender quando já é tarde, como aconteceu com o rico da parábola. São Lázaro, rogai por mim e por meus irmãos. Amém.”

Súplica a São Lázaro

“Grande Lázaro, irmão de Marta e Maria, foi um leproso que morreu três dias antes da chegada de Jesus a cidade de Betânia, quando foi ressuscitado por Jesus Cristo, por tantos merecimentos cristãos, por sua bondade e devoção às palavras do Senhor. Abençoe-nos e nos ensine a amar ao Pai como vós o amastes. São Lázaro, que tantos milagres realizou e realiza pelo poder de sua fé, atenda às nossas constantes súplicas e nos console sempre que precisarmos. Não nos permita enfraquecer diante das doenças malignas da pele, das feridas difíceis de serem curadas e do câncer implacável. Faça-nos agradecer as grandes ações celestiais e a pureza da alma de Jesus Cristo, a quem nós confiamos a nossa vida. Rogai por nós, São Lázaro!”

Prece milagrosa

“São Lázaro, vós sofrestes as amarguras e angústias da vida com o objetivo de tocar a luz sublime e misericordiosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acende em meu entendimento a capacidade para entender a palavra de vida que foi exposta por tantos santos e profetas e, que estão escritas indelevelmente e para sempre no Antigo e no Novo Testamento. Concede-me uma alma sensível para entender e atender aos anseios de meus irmãos e irmãs que sofrem nas ruas, na marginalidade, nos hospitais e na mendicância, para que eu seja, a teu exemplo, um porto seguro de transformação de realidades. Para que sejamos amigos da caridade, conservai a nossa saúde e nos livreis de todas as doenças. Dai a graça para aqueles que convivem conosco sintam-se chamados por Deus para se dedicar mais aos outros, inspirados pelos méritos do grande São Lázaro. Amém.”

LEIA TAMBÉM

Fonte: www.cruzterrasanta.com.br
Texto e pesquisa: Júlia Martins/Colaboradora | Design: Aline Barudi