Santos Juninos: conheça mais sobre São João Batista e São Pedro

Além das comidas e das brincadeiras, junho é o mês de homenagear os santos juninos!

santos juninos
Por Camila Ramos - 05/06/2019

Foto: Pinterest

Junho é conhecido como o mês das festas juninas. Conhecidos como os santos juninos, São Pedro e São João são figuras importantes nessa época do ano, já que suas respectivas festas litúrgicas são 29 e 24 de junho. Nesse clima de comemorações e homenagens, confira a história desses santos e suas orações!

 

Veja a história e a oração dos Santos Juninos

 

São Pedro foi o primeiro Papa e é considerado padroeiro dos pescadores, pedreiros e porteiros. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, pois ele disse que não era digno de ser crucificado como Jesus Cristo. Sua celebração acontece no dia 29 de junho.

Já São João, era filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria. Conta-se que o santo nasceu numa noite estrelada e sua mãe mandou erguer um mastro em sua casa, acendendo uma fogueira para avisar a prima, Maria. Esse acontecimento deu origem a essas tradições nas festas juninas. A festa de São João acontece no dia 24 de junho.

 

Santos Juninos: conheça mais sobre São João Batista e São Pedro

Santos Juninos: conheça mais sobre São Pedro e São João Batista – Foto: Pinterest

 

Oração de São Pedro

Glorioso São Pedro, escolhido por Jesus para ser apóstolo, seu hospedeiro amigo na casa de Cafarnaum, seguidor privilegiado do mestre, fundamento da igreja, olhai com muito amor ao povo cristão, que continua a obra de evangelização iniciada por vós. Pedimos de modo especial por vosso sucessor, o papa, com sua enorme responsabilidade na condução do povo de Deus. Intercedei ao espírito santo, que ilumine sua santidade, conduzindo-o sempre a toda verdade, para que seja guia seguro do rebanho que lhe foi confiado. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Oração de São João Batista

São João Batista, voz que clama no deserto: ‘Endireitai os caminhos do Senhor… Fazei penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias’, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: ‘Eis o cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo’. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós.

 

Texto: Camila Ramos/Edição: Adriele Silva

LEIA TAMBÉM: