São João Batista: história, oração e simpatia para proteção

No dia 24 de junho é comemorado o dia de São João com mais uma das tradicionais festas juninas. Conheça a história do santo, sua oração e simpatia

Imagem de São João Batista
(Foto: Shutterstock/Renata Sedmakova)

Filho de Zacarias e Isabel, São João Batista ficou conhecido por todos nós pelo batismo de nosso Senhor Jesus Cristo, que era também seu primo, nas águas do Rio Jordão. A Bíblia conta que, mesmo sem ter pecado algum, Jesus esteve com João para também ser batizado, assim como os outros que ali aguardavam. Por um momento, João Batista hesitou, afinal, estava diante do filho de Deus, mas logo se comoveu  com  o  exemplo  de  confissão de Cristo. Jesus também nutria uma admiração muito grande por ele.

Ao contrário de outros santos, festejados em datas que coincidem com os dias de suas mortes, São João Batista passou a  ser comemorado no dia 24 de junho porque essa é a data de seu nascimento. Conta-se que, na noite em que veio ao mundo, Isabel, sua mãe, ergueu um mastro e acendeu uma fogueira para que sua prima Maria soubesse do ocorrido. A fogueira e o mastro usados por Isabel para anunciar a  chegada de seu filho transformaram-se em uma tradição e são até hoje representados na festa de São João.

LEIA TAMBÉM