Alcance a proteção com Santa Catarina de Alexandria, protetora dos estudantes

Além de ser protetora dos estudantes, intelectuais e filósofos, a Santa também oferece proteção contra acidentes. Saiba mais sobre sua história e orações!

Ilustração de Santa Catarina de Alexandria com fundo rosa
ILUSTRAÇÃO: Ricardo Avancini

Considerada uma das mais célebres mártires dos primeiros séculos, Santa Catarina de Alexandria é protetora dos estudantes, intelectuais e filósofos, e também concede proteção contra qualquer tipo de acidente. Além disso, é conhecida como padroeira do estado de Santa Catarina, que tem seu nome em homenagem a ela.

História de fé

Catarina era uma bela jovem e muito inteligente. Filha do Rei de Alexandria, a santa se converteu ao cristianismo na adolescência e costumava discutir sobre política e religião com grandes pensadores da época. Essa desenvoltura da jovem encantou o Imperador romano Maximino, que se apaixonou por Catarina e tentou tirá-la dos caminhos cristãos. O imperador Maximino, que estava disposto a se separar da esposa, ofereceu joias e riqueza à santa, que recusou. Vendo que não conseguiria convencê-la, Maximino mandou torturá-la. Enquanto sofria as agressões, Catarina olhou para o céu e pediu força ao Senhor, fazendo o sinal da cruz. Neste momento, um milagre pôde ser visto: o equipamento de tortura desmontou milagrosamente. Irritado, o imperador mandou decapitá-la no mesmo instante. Santa Catarina faleceu e seu corpo foi levado por anjos no dia 25 de novembro de 305, dia de sua comemoração litúrgica.

Orações de Santa Catarina de Alexandria

LEIA MAIS

Fonte: www.nossasagradafamilia.com.br
Edição: Jéssica Pirazza e Júlia Martins/Colaboradora – Design: Camila Campos/Colaboradora