Salmo 91: reze para agradecer e clamar por proteção divina

Salmo 91: reze para agradecer e clamar por proteção divina

O Salmo 91 é indicado para pessoas que acreditam ter razões de sobra para reclamar. A força desse salmo está na ação de agradecer e mudar de comportamento

Bíblia escrito salmo 91
Foto: iStock

O Salmo 91 é indicado para pessoas que acreditam ter razões de sobra para reclamar. Para aquelas ciumentas, cheias de caprichos, que brigam por qualquer coisa. Também para as pessoas inconformadas com algum tipo de separação. E ainda, para aquelas que fazem da vida uma desculpa para sofrer. Porque a força e a energia deste salmo estão na ação de pedir desculpas e mudar de comportamento.

Salmo 91

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará. * 2 Direi do Senhor: ‘Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e Nele confiarei’. * 3 Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. * 4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. * 5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, * 6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. * 7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. * 8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. * 9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. * 10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. * 11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. * 12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. * 13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. * 14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. * 15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. * 16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”

Comentário especial sobre o Salmo 91

As palavras contidas neste salmo apontam para uma confirmação de fé no senhor Deus. É como se ele respondesse à pessoa que o está buscando – “sossegue, porque estou ao seu lado aliviando essa sua fase de irritabilidade e insatisfação com a vida. Isso passará logo”. A partir deste momento, essa pessoa irá se sentir bem mais leve.

Ela sentirá que antes andava de cabeça quente, atropelando tudo o que encontrava pela frente, sem a menor paciência. Porém, a sua sorte é que o espírito conciliador de Deus e a sua fé serviram como freio, o que evitou que ela distribuísse esse mal com amigos e familiares. Sem falar no ambiente de trabalho, que também sofreu com seus ataques. Enfim, o Todo-Poderoso reagiu com diplomacia e amenizou o clima através de sua fé.

FRASE DE PODER

“Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra do onipotente descansará. Direi do senhor: ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei”.

 

Você se sente sobrecarregado constantemente no trabalho? Baixe nosso e-book e aprende como eliminar este mal da sua vida

LEIA TAMBÉM

Edição: Rafael Barbosa/Colaborador | Design: Gabriel Andrade/Colaborador