Aprenda como consumir saladas em casa, no restaurante ou na marmita!

Soluções rápidas e práticas para quem tem pouco tempo, mas não dispensa refeições nutritivas, com saladas frescas e saborosas

Saladas, tempero, saúde
Foto: Sidney Tuma/Colaborador

Em casa

Para não perder tempo ao preparar as saladas em casa, você pode deixar as porções de verduras lavadas na geladeira, secas e guardadas em saco plástico. Planejar a salada com antecedência também é uma ótima opção! “Pegue um caderno e marque tudo que vai preparar. Assim, você pode ir ao mercado com a lista de ingredientes, providenciar tudo e ainda economizar tempo”, orienta Márcia Loureiro, nutricionista. Outra dica é ter pacotes de legumes cozidos congelados para sempre ter uma opção de alimentos frescos e nutritivos sem nenhum trabalho. Porém, não é indicado temperar as saladas com muita antecedência, já que isso tira os nutrientes dos alimentos. “Se o consumo não for imediato após o tempero, as folhas murcham e os legumes ficam com aspecto ruim”, ensina.

Praticidade no restaurante

Para montar um prato de salada no restaurante, você deve incluir folhas como alface, espinafre, rúculas e agrião, pois são fontes de fibras, que dão sensação de saciedade! Na dúvida, aposte também nos alimentos coloridos, como os vermelhos (tomate, pimentão), os alaranjados (cenoura), roxos (beterraba, repolho roxo, berinjela) e verdes (folhas), pois quanto mais colorido, mais nutritivo será! “Se possível, faça inicialmente um prato só com saladas. Poderá colocar folhas, vegetais crus (cenoura, beterraba, tomate, palmito, pepino), vegetais cozidos (chuchu, beterraba, cenoura, vagem, berinjela, abóbora). Tempere com azeite e limão. Coloque apenas 1 pitada de sal, preferencialmente, pois em excesso pode reter líquidos”, orienta. A nutricionista também alerta quanto às saladas temperadas e misturadas com maionese. As opções cruas ou cozidas no vapor são sempre as melhores!

Prato, saladas, diversas

Foto: Shutterstock.com

Como preparar a saladas para levar ao trabalho?

Márcia explica: “Com antecedência, higienize as folhas e legumes, corte os legumes e, quando necessário, cozinhe-os. Armazene-os em um pote de vidro fechado, separado do restante da refeição que será esquentada. Deixe na geladeira enquanto não sair de casa. Prepare o tempero e leve-o também em um vidro tampado em bolsa térmica.” Prepare folhas de alface, tomate, cenoura ralada e beterraba ou cozinhe legumes no vapor como brócolis, couve-flor e berinjela. Acrescentar grão-de-bico e milho também são ótimas pedidas!

Consultoria: Márcia Loureiro, nutricionista da Clínica Life, Campinas (SP), www.clinicalifesp.com.br 

LEIA TAMBÉM