Saladas: 5 motivos para incluí-las no seu cardápio!

Quer ficar em forma sem abrir mão de refeições deliciosas? Confira 5 motivos para inserir saladas no seu cardápio e desfrute de um emagrecimento saudável!

prato de saladas
Foto: Shutterstock Images

Além de refrescantes e repletas de sabor, as saladas ainda contam com uma grande variedade de nutrientes capazes de blindar todo o organismo e transformar a sua saúde. “Elas devem ser incluídas em duas principais refeições do dia, ou seja, no almoço e no jantar. Para evitar a monotonia, é possível variar os alimentos que estarão na salada, pois a combinação de cores, sabores e aromas é infinita. Por isso, é importante explorar todos os alimentos possíveis, afinal, eles são excelentes fontes de vitaminas, proteínas e fibras, nutrientes indispensáveis na alimentação”, ressalta a nutricionista Juliana Castelli. Confira por que as saladas estão entre as melhores opções para sua dieta:

prato de saladas

Foto: Shutterstock Images

1 – Saladas são pouco calóricas

A grande maioria dos ingredientes das saladas (verduras, legumes e grãos, por exemplo), contam com pouquíssima quantidade de calorias, ou seja, conferem ao organismo uma grande variedade de nutrientes sem aumentar os ponteiros da balança. Além disso, as saladas não precisam de muito tempo para serem preparadas, então, é possível consumi-las diariamente sem atrapalhar a rotina. Uma dica é higienizar bem e picar os ingredientes um dia antes de sua montagem. Assim, ela se torna uma opção ainda mais prática.

SAIBA MAIS

Acabe com a barriga estufada em apenas 5 passos!

Monte seu prato com a quantidade ideal de nutrientes!

Faça você mesma: plante seu pé de berinjela sem agrotóxicos!

2 – Ajudam a emagrecer

A alta quantidade de fibras presentes nos ingredientes das saladas fazem delas excelentes aliadas na busca pela silhueta perfeita. Isso porque, além de promoverem a sensação de saciedade, elas ainda colaboram para o bom funcionamento do intestino, diminuindo os incômodos inchaços que, muitas vezes, podem ser os responsáveis pelo aumento do peso corporal.

3 – Facilitam a digestão

Seu alto teor de fibras é responsável por trazer esse benefício ao corpo, já que, durante o processo de digestão, as do tipo insolúveis – ou seja, que não se diluem facilmente no organismo – permanecem por mais tempo no tubo digestivo, fator que acelera o trânsito intestinal e contribui para diminuir os incômodos gerados por conta da prisão de ventre.

4 – Desintoxicam o organismo

Com uma elevada concentração de substâncias antioxidantes, as hortaliças aparecem como excelentes combatentes aos radicais livres. Esses compostos, formados por meio do processo de oxidação celular, podem ser os principais responsáveis pelo desenvolvimento de uma série de malefícios no organismo, entre eles alguns tipos de câncer. Por isso, quanto maior for a variedade de legumes e verduras ingeridos, melhor para você. Abuse das cores, sabores e inove cada vez mais na hora de montar a sua salada. A saúde agradece!

5 – São frescas e naturais

Os nutricionistas recomendam: quanto mais natural for o prato, melhor! Com as saladas, não existe esse risco. Livres de substâncias que prejudicam o organismo, basta lavá-las devidamente e usufruir dessa fonte de saúde. Mas atenção: optar pelo tipo orgânico é sempre a melhor escolha, para que os agrotóxicos não afetem o corpo. Além disso, por serem leves, elas são ideais para o consumo em dias quentes, já que colaboram para a hidratação e facilitam o processo de digestão. “Outra excelente ideia para o verão (frisando que salada também deve ser um prato consumido no inverno) é incluir um pouco mais de carboidratos e proteínas, a fim de que ela fique completa”, aconselha Juliana.

Texto: Paula Santana | Consultoria: Juliana Castelli, nutricionista