Salada de berinjela com queijo: um combo de alimentos saudáveis!

Superversátil, a berinjela pode deixar um prato mais nutritivo e saudável. Combine berinjela e queijo de minas para levar a saúde (e o paladar) às alturas!

berinjela
Por Victor Moura - 26/04/2017

Modo de Preparo: corte a berinjela com casca em pedaços pequenos e ferva em 1 litro de água por cerca de 15 minutos. Depois de ferver, retire os pedaços do vegetal e guarde-os. Após retirar os pedaços da berinjela coloque em uma jarra e adicione o suco do limão batido com as raspas da casca e 1 colher de gengibre (natural) ralado. Deixe na geladeira até esfriar.

Superversátil, a berinjela pode deixar os pratos mais nutritivos e saudáveis. Saladas, refogados ou assados (e o que mais a sua imaginação permitir) podem ter o legume como protagonista. “A berinjela é rica em vitaminas, cálcio, proteínas e ferro, ou seja, nutrientes muito importantes para o funcionamento do organismo. Também possui uma substância chamada saponina, que age como um detergente: quebra as moléculas de gordura presentes no sangue e impede o organismo de absorvê-la”, salienta a nutricionista Paula Castilho. Um alimento que combina perfeitamente com ela para uma salada incrível? Queijo de minas.

Delícia saudável

Pesquisas comprovam que o consumo diário de queijos com menos calorias (ricota, cottage, de minas) está ligado ao controle de hipertensão e diabetes, pois, além de fornecerem cálcio, são quase isentos de gordura. “Combinar queijo branco com berinjela estabiliza a pressão arterial, regula a absorção da glicose e ajuda a equilibrar o peso. Além disso, os queijos contêm probióticos (micro-organismos vivos), que equilibram a flora bacteriana intestinal”, ressalta a nutricionista Patrícia Davidson.

Salada de berinjela com queijo

Rendimento: 2 porções  |  Tempo de preparo: 30min

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (100ml) de azeite
  • 3 xícaras (chá) de berinjela em cubos
  • 1/2 colher (sopa) de alho picado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Suco puro de 1 limão
  • 1 xícara (chá) de queijo de minas em cubos

Modo de preparo

Em uma frigideira, em fogo médio, aqueça o azeite e frite a berinjela até dourar. Depois que estiver dourada, adicione o alho e tempere com sal e pimenta com o fogo ainda ligado. Esprema o suco do limão por cima e misture os cubos de queijo. Sirva quente ou fria.

Consultoria: Patrícia Davidson e Paula Castilho, nutricionistas

LEIA TAMBÉM