Sala de estar: decoração para receber bem os amigos

Com a escolha dos móveis corretos, é possível acomodar os familiares e outras visitas até mesmo em uma sala de estar pequena

sala de estar para receber bem os amigos
Foto: Alécio Cezar

Um espaço de convivência para acomodar os amigos e familiares de maneira funcional e aconchegante. Quem gosta de receber em casa, sabe o quanto é difícil acomodar bem as visitas em uma sala de estar pequena. Reunir as pessoas queridas, porém, não é privilégio exclusivo de quem mora em casas enormes e com área externa. Basta escolher os móveis certos e decorar a sala de estar de maneira funcional, como fez a designer de interiores Gisele Fernandes em seus projetos de sala para receber. Inspire-se e torne-se uma anfitriã de primeira!

Nas laterais ou no centro?

sala de estar para receber bem os amigos

Foto: Alécio Cezar

Mesas para apoiar objetos, pratos e copos são superimportantes em uma sala para receber. Mas, antes de escolher uma mesinha de centro, verifique se o espaço do ambiente comporta este móvel bem no meio da sala. Para que as pessoas consigam circular na sala sem obstáculos pela frente, o ideal é que exista uma folga de 50 a 60 centímetros entre um móvel e outro. Se for ficar apertado, substitua a mesa de centro pelas versões laterais.

 

sala de estar para receber bem os amigos

Foto: Alécio Cezar

Regra nº1: TV desligada!

Não deixe que a televisão atrapalhe a interação entre as pessoas. Se não dá para isolar o aparelho em uma sala de TV, basta deixá-lo desligado quando for receber seus amigos!

Sente-se e fique à vontade!

Se a intenção é criar um ambiente aconchegante para suas visitas, é preciso ter lugares de sobra para todo mundo se sentar. E nem é preciso comprar tudo novo. O sofá da sala de estar foi restaurado e revestido com um novo tecido, mais confortável. Se o espaço disponível não é suficiente para encher a sala de sofás e poltronas, invista nos pufes e cadeiras empilháveis. Além de ocupar menos espaço, eles dão um ar descontraído à decoração. Tapetes felpudos e macios também podem servir de assento alternativo para a garotada.

Dicas para sala de estar

A adega climatizada é uma opção moderna para deixar a bebida sempre à mão para oferecer aos amigos. Além disso, a mesa lateral em acabamento rústico serve tanto à sala quanto à cozinha. “A ideia foi otimizar os móveis para ganhar espaço”, explica Gisele.

Texto: Danielle Nagase | Consultoria: Gisele Fernandes, designer de interiores

LEIA TAMBÉM: