Sala de estar: faça esse ambiente ser convidativo, funcional e charmoso!

Funcional, convidativa e cheia de personalidade, a sala de estar pode ser a alma da casa. Confira projetos que deixaram esse cômodo mais aconchegante!

Por Yara Lombardi - 16/02/2017
Sala de estar, com sofá, estante e cadeiras

Foto: Divulgação

Uma coisa é certa: para uma sala de estar ficar bacana, ela precisa, antes de tudo, ter a cara do dono. E isso independe do seu tamanho. O ambiente pode ter alguns móveis ou objetos herdados da família, para ter sempre à vista as boas lembranças dos moradores, assim como recordações de viagem, que também podem dar um tempero especial. Tudo isso faz do living um espaço único, sem igual. E se der para acrescentar uma ou outra peça bem colorida, fica ótimo, porque imprime alegria e bom astral ao cômodo.

Ampliar e integrar

Nesta sala, o desafio era aumentar o espaço de convivência, para acomodar um maior número de pessoas em dias de festa e garantir mais conforto aos moradores.

Sala de estar, com sofá, estante e cadeiras

Foto: Divulgação

Sem sujeira

Para ganhar um pouco mais de espaço, a proprietária optou por uma rápida reforma. A solução mais prática foi anexar à sala uma área externa: um pequeno terraço, antes sem uso. Com isso, a sala passou a ter 13m2.

Sala de estar, com sofá, estante e cadeiras

Foto: Divulgação

Funcional

Sob a mesa de vidro fica encaixado um pufe, item funcional quando é preciso aumentar o número de assentos. E a charmosa mesabar de inspiração retrô, esconde mais um pufe para os momentos de necessidade.

Sala de estar, com sofá, estante e cadeiras

Foto: Divulgação

Lugar para todos

No mobiliário, o confortável sofá aparece ladeado por uma mesinha toda de vidro, material que traz leveza pela própria transparência. O toque de cor fica por conta de almofadas, dos tecidos dos pufes e do moderno abajur, de base e cúpula amarelas.

Sala de estar, com sofá, estante e cadeiras

Foto: Divulgação

Toque criativo

A viga no teto, que poderia ser um entrave na decoração, acabou se transformando num elemento charmoso: ela foi revestida com o mesmo papel que cobre a parede do sofá, que tem cor e estampa neutras. Repare que a estante vai do chão ao teto e abraça a viga, contornando-a sem problema algum. O móvel, feito sob medida, tem o fundo em madeira teca e a estrutura em laca fosca. Suas medidas aproveitam todo o espaço disponível e oferecem nichos para a TV e seus equipamentos, e para livros e objetos decorativos. No fundo de alguns nichos, tem mangueira de luz, cuja discreta iluminação dá um acabamento todo especial.

Aconchego para toda a família

Um exemplo de sala de estar bem gostosa é esta decorada pela arquiteta Marília Caetano. Em cerca de 15m² , a profissional investiu em materiais macios e aconchegantes, como o tecido com a clássica estampa pied de poule, que migra da moda para a decoração. Usado na capa da poltrona, cria um cantinho de leitura, com a luminária de chão ao lado e a banqueta de apoio. No canto, a mesa em laca vermelha exibe algumas fotos da família e traz cor ao ambiente. Para o sofá, a escolha foi uma capa de veludo com uma manta, e almofadas com detalhes florais de tom alaranjado que completam a cena.

Sala de estar, com sofá, estante e cadeiras

Foto: Divulgação

Detalhes de charme

Uma minicadeira de balanço e vasos de plantas são elementos que só enriquecem a decoração da sala de estar. Assim como os quadros, todos com molduras básicas, que dão interessante contraste com as paredes de cor areia. E a madeira, claro, não poderia ficar de fora desse ambiente tão convidativo. Além da bancada e prateleiras feitas em pau ferro, a persiana também está no padrão natural, com seus veios e variações de tons. “As paredes mais escuras dão um clima intimista, reforçado por tecidos com base de algodão, que garantem maciez os toques de cor e madeira também aquecem o ambiente”, diz Marília.

Sala de estar, com sofá, estante e cadeiras

Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral