Ambientes integrados: solução para aproveitar melhor o espaço!

Três em um: que tal apostar nos ambientes integrados em sua casa para dar sensação de amplitude aos cômodos com metragem reduzida?

salas de estar, jantar e tevê integradas
Foto: Rodrigo Marcandler/Divulgação

Com o objetivo de conciliar três cômodos em um só, a arquiteta e designer de produto Simone Rocha uniu a sala de estar, de tevê e de jantar e garantiu mais amplitude para o local. “A proposta foi otimizar o espaço desta área reduzida, 15m² no total, e aproveitar parte do mobiliário existente do casal”, comenta. Confira mais dicas sobre ambientes integrados e inspire-se para mudar a sua casa:

salas de estar, jantar e tevê integradas

Foto: Rodrigo Marcandler/Divulgação

Estratégias para ambientes integrados

Para garantir a funcionalidade do ambiente, sem prejudicar a circulação, a profissional utilizou algumas soluções: “A mesa retangular encostada na parede garantiu o melhor aproveitamento do espaço, enquanto o uso do banco em um dos lados permitiu não só acomodar mais pessoas, mas também um uso versátil do móvel como mesa de apoio para quem está no sofá”, detalha.

Sem enjoar!

Apesar de optar por cores neutras nos móveis e nas paredes, a arquiteta apostou sem medo nos objetos de decoração em tons bastante chamativos. “Pensei nas tonalidades neutras para garantir um visual mais elegante ao espaço e que não fosse cansativo ao longo do tempo. Já as cores mais vibrantes entraram nos detalhes, permitindo uma mudança rápida e prática quando os proprietários quiserem renovar o visual do apartamento”, comenta Simone.

Luzes

Com alguns truques de iluminação, o tradicional ponto de luz central não foi necessário no cômodo, garantindo, assim, mais amplitude ao local. “Colocamos pendentes em madeira artesanal sobre a mesa de jantar e adotamos o modelo de embutir na outra extremidade da sala. Por fim, utilizamos duas luminárias, com quatro lâmpadas cada, que marcam a passagem até o corredor dos quartos”, explica a profissional.

LEIA TAMBÉM