Saiba como higienizar suas escovas de cabelo da maneira correta

Mantenha seus itens sempre limpos. Veja passo a passo de como higienizar suas escovas e pentes de cabelo

Três escovas de cabelo
Foto: Gisele Tesser

Os acessórios pessoais, assim como as escovas de cabelo, precisam de higienização realizada com frequência. Elas podem acumular resíduos como oleosidade, cosméticos, células mortas e poeira que facilitam a propagação de fungos e bactérias nos fios e couro cabeludo. Pensando na limpeza das suas escovas e pentes, separamos um passo a passo elaborado pela Renata Brandão, baseado na técnica da MARCO BONI, que mostra exatamente como limpar esses itens da melhor forma possível para manter a saúde das madeixas. Confira:

1º PASSO

Primeiramente, comece retirando todos os fios presos das cerdas utilizando um limpador de escovas. “O cabo do pente fino também pode ser uma opção para realizar essa limpeza”, orienta Renata.

2º PASSO

Pulverize álcool 70 nas cerdas para mandar embora os micro-organismos nocivos ao couro cabelo que ficam alojados nas escovas e pentes . “Borrife o produto em todo o corpo da escova. Vale a mesma técnica para pentes e piranhas de cabelo”, afirma Renata. De acordo com a especialista, as escovas não podem ser lavadas com água. “A água pode desenvolver micro-organismos e até mesmo danificar o item”, complementa.

3º PASSO 

Na finalização, utilize o secador na potência máxima, mas sempre respeitando uma distância de 5 a 7 cm para secar.  A profissional reforça que a etapa final também é importante para garantir o polimento e alinhamento dos fios na hora de escovar o cabelo.

Importante

De quanto em quanto tempo é necessário limpar as escovas de cabelo? A higienização deve ser realizada a cada 15 ou 20 dias em escovas de uso diário. Já os cabeleireiros devem realizar a cada procedimento químico.

Consultoria: Renata Brandão, da MARCO BONI

LEIA TAMBÉM