Entre tapas e beijos: saiba como evitar brigas de casal!

Controle as discussões e viva em paz com seu parceiro!

casal com óculos de sol sorrindo para a foto
Ouvir o que o parceiro tem a dizer é um dos segredos da felicidade | FOTO: Shutter

Você vive um relacionamento cheio de discussões? Lelah Monteiro, sexóloga e psicanalista, reforça que, embora tudo pareça mais gostoso depois de fazer as pazes, manter uma relação assim não é saudável. Saiba como evitar brigas!

casal encostado na parede sem olhar um para o outro

Reveja suas atitudes e evite as brigas com o parceiro | Foto: iStock

Brigas só atrapalham

Muitos casais acreditam que tudo fica mais intenso depois de uma discussão. Isso, segundo Lelah, se deve ao sentimento de perda. Com medo de que o relacionamento acabe, fazemos com que a reconciliação seja mais prazerosa. Entretanto, a especialista afirma que “essa prática é desgastante e faz com que, a longo prazo, acabe o respeito que um tem pelo outro”.

É hora de se separar?

“Chega um momento que as brigas constantes atrapalham o relacionamento com os filhos e com a família. O casal quer lavar a roupa suja em qualquer situação”, explica Lelah. Nessas horas, é preciso parar e analisar a relação como um todo. A terapia de casal pode servir como um espelho para que homem e mulher consigam se enxergar e acertar o que está dando errado.

casal com óculos de sol sorrindo para a foto

Ouvir o que o parceiro tem a dizer é um dos segredos da felicidade | FOTO: Shutter

Coloque os motivos na balança

Com o tempo, a pessoa pode se cansar dessa relação e encontrar alguém que transmita mais tranquilidade. Antes que isso aconteça, é preciso entender o motivo que está levando a tantas discussões. “É preciso saber por que você está descontando sua frustração no outro. Entender a causa dessa impaciência e dessa intolerância”, orienta a psicanalista.

Como evitar as brigas

  •  1. Questione como está sua relação. Será que é uma relação amorosa mesmo? Ou será que é uma relação fantasiosa?
  • 2. Seja verdadeira ao entrar num namoro ou casamento, mas não queira sempre estar com a razão. Observe se não é você que está “jogando a lenha na fogueira”.
  • 3. Antes de começar a brigar, respire fundo e se valorize. Da mesma forma que você pode se expressar de uma forma exaltada, você pode falar de uma forma assertiva. E lembre-se: briga se resolve em casa

LEIA TAMBÉM: