Internautas criticam marcas que dividem produtos por gênero

Produtos de uma mesma marca recebem um rótulo rosa e outro azul, e isso faz com que os valores para elas encareçam

produtos para mulheres
Foto: Shutterstock

Você já se perguntou alguma vez, ao passar pelo mercado ou pela farmácia, por que os preços de alguns produtos são tão diferentes para as mulheres e para os homens? Os desodorantes de uma mesma marca, por exemplo, recebem um rótulo rosa e um azul, e parecem absolutamente idênticos – exceto pelo valor, que para elas, é bem maior.

mulher mercado compras carrinho lista pensando

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Conhecido como “pink tax” ou “taxa rosa”, essa ideia faz com que os gastos de mulheres sejam muito maiores do que dos homens, mesmo em produtos basicamente iguais. Um estudo do departamento de Consumer Affairs (DCA), em Nova York, comparou a versão feminina e masculina de mais de 800 produtos. A conclusão é que, de camisetas à brinquedos, de higiene pessoal à objetos para a casa, a única diferença entre eles era a embalagem (rosa e azul), mas mesmo assim, os produtos direcionados para o público feminino custavam 7% a mais do que para o público masculino. 

Cerveja para mulher, cerveja para homem

No último ano, a polêmica sobre o pink tax aumentou com o lançamento de uma “cerveja para mulheres” e de uma “pasta de dente para homens“. Internautas e ONGs, como o Think Olga, fizeram críticas às marcas por desconsiderarem uma forma inteligente de direcionar propagandas para o público feminino – que é 47% das consumidoras de bebidas alcoólicas -, além de reproduzirem estereótipos, como o da “delicadeza feminina“. Como comentou um internauta nas redes sociais, “eu gosto de sabores delicados, quem disse que isso deve ser só para mulheres?”, escreveu.

Pelo mundo, diversas marcas já deram um “close errado” e receberam críticas nas redes sociais. Relembre:

Rótulo rosa e rótulo azul: marcas dividem produtos e são criticadas

1. Cerveja para mulher

No ano passado, a cerveja Proibida lançou uma campanha que pegou mal nas redes sociais. Para divulgar os novos sabores de cerveja Puro Malte, eles lançaram a “Proibida Puro Malte Rosa Vermelha Mulher“, uma cerveja “delicada e perfumada, feita especialmente para você mulher”, de acordo com a marca. No mesmo instante, milhares de comentários detonaram a ação.

Que bom que finalmente compreenderam nossa essência, nossa delicadeza, nossa fragilidade alcoólica! (…) Vou comprar canudinhos cor-de-rosa pra tomar nessa longneck com esse rótulo muito feminino!“, escreveu uma internauta. “Onde será que tem um bar de mulher, com essa mesa de mulher, com cadeira de mulher, com maquininha de cartão pra mulher, pra gente poder experimentar?“, continuou ela.

cerveja proibida, rotulo rosa

Foto: Reprodução/Facebook

2. Caneta feminina

Em 2014, a marca de canetas BIC também protagonizou um momento polêmico, quando lançaram a caneta “For Her” (para ela, em português). O produto acabou virando piada no programa americano The Ellen DeGeneres Show. A apresentadora ironizou, dizendo: “Nós estávamos usando canetas masculinas durante todo este tempo!“.

3. Protetor auricular

A empresa americana Wallgreens criou protetores de ouvido para mulheres, cor de rosa, por 4,79 dólares. O mesmo produto, só que na cor azul, sai por 3,99 dólares. Os ouvidos das mulheres são tão diferenciados assim?

produtos para mulheres

Foto: Divulgação

4. Lâmina de barbear

Uma das formas mais fáceis de observar a diferença entre preços é passando por uma farmácia. Os barbeadores, que na prática possuem a mesma função, são divididos entre “para mulher” e “para homem”. Em uma entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, a empresa Gilette afirmou que os produtos são diferentes. “Embora existam alguns elementos de tecnologia em comum, lâminas femininas e aparelhos de barbear masculinos são projetados para as necessidades específicas“, informou a companhia.

produtos para mulheres

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5. Chá masculino e feminino

A marca americana de chás Yogi Tea também criou bebidas para homens e mulheres. No site da marca, eles afirmam que “o corpo da mulher e do homem são diferentes. Essas ervas aromáticas vão apoiar o lado feminino da criatividade e o equilíbrio interior. A essência desse chá é: compaixão profunda“. Com isso, a marca acaba reproduzindo uma série de estereótipos.

produtos para mulheres

Foto: Reprodução

6. Pasta de dentes masculina

Também no ano passado, foi lançado o creme dental Close Up White Attraction Men: uma pasta de dente voltada para homens. No Facebook, o anúncio dizia: “Quem consome muito café e vinho sabe que esses produtos provocam manchas nos dentes. Closeup White Attraction Men é o primeiro creme dental desenvolvido especialmente para homens“. A propaganda causou polêmica, com internautas perguntando: “mulheres não consomem café e vinho?”.

produtos para mulheres

Foto: Reprodução

 

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