Veja quais são os riscos dos agrotóxicos para a saúde

Você conhece quais são os riscos dos agrotóxicos para a saúde? Leia a seguir quais são alguns dos problemas causados por eles e previna-se!

Veja quais são os riscos dos agrotóxicos para a saúde
Por Edgard Vicentini - 17/04/2019

Foto: Shutterstock

Quando pensamos em uma alimentação balanceada e de qualidade, o que vem à cabeça é um prato com diferentes cores, proteínas saudáveis, vegetais e legumes frescos. Ter uma rotina alimentar como essa é um grande diferencial na vida de quem presa pela boa saúde. Porém, para uma coisa é necessário atenção: os agrotóxicos. Isso porque muitas verduras e legumes possuem excesso dessas substâncias em sua superfície, decorrentes do modo de produção brasileiro. Veja alguns dos riscos dos agrotóxicos para a saúde e saiba como se prevenir dos danos causados por eles.

Riscos dos agrotóxicos para a saúde

Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos e um terço dos alimentos comumente consumidos pelos brasileiros está contaminado de agrotóxicos. Relatórios do Instituto Nacional de Câncer (Inca) associam a ocorrência de câncer ao aumento do uso desses produtos, principalmente na sua aplicação e exposição. Ou seja, quem trabalha manuseando essas substâncias na lavoura é alvo em potencial.

Como escolher os alimentos?

Na hora de escolher o que irá levar para a casa, é necessário atenção. A procedência desses vegetais orgânicos deve ser levada em consideração, já que esses alimentos podem estar contaminados por fungos, bactérias, protozoários – como é o caso da cisticercose, também conhecida por teníase. No mercado, o consumidor pode identificar os produtos orgânicos por meio do selo federal Sisorg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica).

Veja quais são os riscos dos agrotóxicos para a saúde

Foto: Shutterstock

Alimentos mais contaminados por agrotóxicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista com os alimentos mais contaminados: pimentão, morango, pepino, alface e cenoura lideram o ranking. O melhor a se fazer é trocar esses alimentos por suas versões orgânicas. Já outros alimentos não contêm quantidades significativas de agrotóxicos e podem ser consumidos, desde que bem higienizados: batata, cebola, manga, repolho e feijão são alguns deles.

Hora de lavar!

Higienizar os alimentos contribui para a retirada de parte dos agrotóxicos. Eles devem ser deixados de molho em uma mistura com 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio para cada litro de água, de 30 minutos a 1 hora. Lave-os em água corrente e coloque-os novamente de molho, dessa vez em uma mistura com 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água, para eliminar os micro-organismos. Depois, é só passar novamente pela água corrente.

 

Consultoria: Adriana Bassoul, nutricionista do Sítio do Moinho

 

LEIA TAMBÉM: