Rinite e sinusite: conheça 7 remédios naturais que combatem as crises

Dor de cabeça e nariz entupido são apenas dois sintomas de rinite e sinusite. Mas sabia que dá para combater esses e outros usando ingredientes da cozinha?

Foto em close de uma mulher com um lenço no nariz, com os olhos fechas espirrando.
Juntas ou separadas, as crises de rinite e sinusite podem ser tratadas através da alimentação. | FOTO: Shutterstock

Dois problemas bastante comuns durante o período de inverno, elas tiram a paz e o bem-estar de quem sofre com elas.  Embora muita gente confunda rinite com sinusite e vice-versa, as doenças são, sim, relacionadas, mas diferentes uma da outra. “Na verdade, quem tem sinusite já teve rinite, pois a primeira é um agravamento da segunda”, esclarece o otorrinolaringologista Jorge Feres Succar Neto.

Sobre a rinite, a mais popular é a do tipo alérgica que está relacionada a uma predisposição do indivíduo ao processo inflamatório. Na rinite crônica, os sintomas se repetem, porém tendem a ser mais intensos durante a noite, quando a pessoa se deita e a secreção escoa para parte posterior das fossas nasais. As reações adversas podem desaparecer ao longo do dia.

Já sobre a sinusite, ela pode ser aguda ou crônica. No primeiro tipo, são comuns dores de cabeça nas áreas dos seios da face, que podem ser como pontadas, pulsações ou pressão. Obstrução nasal, com presença de secreção amarelada ou esverdeada e até sanguinolenta, febre, cansaço, tosse e dores musculares são outros sintomas.

Durante o tratamento de ambas, cuidar da alimentação é essencial para barrar os constantes sintomas que atrapalham o dia a dia. Confira na galeria, 7 remédios naturais que ajudam a prevenir e combater as crises de rinite e sinusite:

Atenção!

Fique de olho nos ingredientes e procure saber se você não é alérgico a nenhum deles. Não use nenhum tipo de remédio sem ter a orientação médica! Em casos de rinite e sinusite severa, usar remédios sem o aval de um especialista pode agravar a inflamação.

CONSULTORIA: Jorge Feres Succar Neto, otorrinolaringologista do Hospital Balbino, no Rio de Janeiro (RJ).

LEIA TAMBÉM