Como resistir aos doces durante o período de dieta?

Fazer um diário alimentar e tomar vitaminas podem ser algumas das soluções para resistir aos doces durante a dieta. Confira outras dicas!

mulher triste segurando uma barra de chocolate
Foto: iStock.com/Getty Images

Excluir as guloseimas da dieta não é tarefa fácil. Principalmente quando estamos ansiosas. Para evitar ataques e devorar tudo de uma só vez, o jeito é consumir com moderação. Confira nossas dicas para você resistir aos doces durante a dieta:

mulher triste segurando uma barra de chocolate

Foto: iStock.com/Getty Images

Escolha bem

Prefira os doces preparados com castanhas ou frutas e adoçante. As fibras das frutas e as gorduras boas encontradas nas castanhas ajudam na absorção mais lenta do açúcar no organismo. Assim, a glicose é liberada no sangue aos poucos, o que gera maior controle do desejo.

Compartilhe

Dividir a sobremesa é um truque e tanto. Sabe aquela tentação que você estava louca para experimentar? Chame uma amiga ou o namorado para dividir esse prazer juntos! Assim, ninguém fica na vontade e todos continuam em forma.

Sinta o cheiro

Principalmente dos chocolates, que têm bastante aroma. Esse truque funciona de verdade. Grande parte do sabor do que comemos vem do cheiro. O olfato ativa mais facilmente os receptores do cérebro que respondem pelas emoções – como o bem-estar conferido pelo açúcar – do que o paladar. Assim, o órgão acaba entendendo que o doce já foi ingerido e inibe a vontade de comer mais. Essa pegadinha é para uma boa causa!

Compre menos

Quando for comprar algum doce, pondere a quantidade. Não ter guloseimas ao alcance em casa ajuda a controlar o consumo.

Doces caseiros

Quando se prepara alguma sobremesa em casa, há um controle dos ingredientes. É possível, por exemplo, trocar o açúcar branco pelo mascavo e o leite integral pelo desnatado. Isso reduz bastante as calorias sem que você tenha que abrir mão do doce.

Opte pelos sabores fortes

Os sabores mais acentuados proporcionam satisfação com uma porção menor. Por isso, quando não der pra resistir ao chocolate, escolha um meio amargo, por exemplo. Ele tem propriedades antioxidantes e menos açúcar, e gorduras. O azedinho dos doces de limão e maracujá dão essa mesma sensação.

Para dentro do congelador

Comeu um pedaço? Então, congele o resto. Quando preparar algum doce, como torta, bolo e até quando abrir uma barra de chocolate, coloque o que sobrar no congelador. Longe da sua vista, a vontade é menor e fica mais fácil controlar a gula.

Substitua

Nenhum sabor é igual ao de uma sobremesa bem calórica, mas em vez de comer um doce suculento a todo momento que bater vontade, prefira comer uma fruta. Uma boa opção são morangos bem maduros que têm gosto doce. Outra saída para resistir aos doces é bater a gelatina já pronta com um iogurte light. Mata a vontade pelo açúcar e não coloca a dieta em risco.

Tome vitaminas

A falta de vitaminas e nutrientes na alimentação pode desencadear desejos por doces, por isso, garanta boas doses de nutrientes consumindos muitos legumes e frutas, além de azeite, castanhas e linhaça.

Acerte os ponteiros

Consumir os doces logo após o almoço, como sobremesa, engorda menos. Isso acontece porque as fibras presentes na refeição reduzem a absorção do açúcar no organismo. Outra boa opção é comer as delícias até uma hora antes do exercício, pois as calorias serão gastas na atividade.

Faça um diário alimentar para resistir aos doces

Assim você terá noção do quanto está comendo de doces. Anote quais são e a quantidade que consome. Com esse controle será mais fácil maneirar os ataques.

Texto: Amanda Dias/Colaboradora

LEIA TAMBÉM