Resfriado ou rinite alérgica: saiba as diferenças entre os dois problemas

Como saber se você está resfriada pela mudança de tempo ou se tem uma rinite alérgica?

mulher assoando o nariz
A coriza é um sintoma comum entre o resfriado e a alergia | Foto: Shutterstock

Nesse período de mudança de estação, é comum adoecer e ficar com coriza. Mas você sabia que esse sintoma pode estar presente tanto no resfriado quanto durante uma crise de rinite alérgica? Por isso, consultamos o médico Cláudio Coelho para esclarecer as diferenças entre os dois problemas.

Descubra qual se é o resfriado ou rinite alérgica que está te incomodando e inicie o tratamento correto.  

mulher assoando o nariz, resfriado ou rinite

A coriza é um sintoma comum entre o resfriado e a alergia | Foto: Shutterstock

Resfriado

O resfriado é causado pelo rinovírus e tem um caráter mais inflamatório, como dor de garganta e coriza. Raramente provoca febre, mas pode vir acompanhado de dores musculares.

Rinite alérgica

A rinite alérgica causa obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros (algumas vezes o paciente espirra mais 20 vezes seguidas) e coceira no nariz, que pode atingir a garganta ou os olhos. Além disso, a rinite alérgica pode provocar outros problemas, como otites (inflamação dos ouvidos), sinusites (inflamação de cavidades existentes na face) e ronco (pelo entupimento do nariz) que faz com que o paciente não durma bem à noite. O paciente só vai apresentar estes sintomas quando estiver em contato com as substâncias às quais é alérgico (alérgenos). Todos os doentes apresentam os sintomas minutos após o contato com o alérgeno e cerca de metade deles terão novamente cerca de 4 a 6 horas depois.

Consultoria: Cláudio Coelho, médico otorrinolaringologista.

LEIA TAMBÉM: