Aprenda a fazer pequenos reparos em casa por conta própria

Orientações simples e passo a passo prático para conseguir resolver problemas do corriqueiros

reparos em casa
Foto: Shutterstock

Chuveiro queimado, ralo entupido, móveis quebrados, parede descascada… É normal que no ambiente em que moramos ocorra alguns imprevistos chatos ao longo dos anos. Muitos acabam por nos tirar o sono em busca de um profissional de qualidade, com preço que cabe no bolso. Mas, engana-se quem pensa que todos os reparos em casa precisam necessariamente de um especialista.

Quando o problema for pequeno ou de fácil resolução, seguindo algumas orientações simples e rápidas, é possível atingir resultados satisfatórios com baixo custo. Quer saber como? Preparamos um guia especial, com sugestões para sanar alguns dos principais transtornos que podem aparecer no seu dia a dia.

Passo a passo prático de reparos em casa 

Pendurar quadros

Para quadros pequenos, você vai utilizar pequenos preguinhos de aço, mas se forem maiores e mais pesados, o ideal é que se fure a parede com a furadeira e utilize buchas e parafusos. Uma dica legal para os quadros são aquelas fitas dupla face grossas, de silicone ou de espuma. Mas fique esperto, pois o produto mostra em sua embalagem o peso suportável por ele!

Tapar buracos nas paredes

Você pode fazer este pequeno reparo utilizando apenas pasta de dentes branca, se for um apenas um furo. Se forem buracos de parafusos, por exemplo, o ideal é utilizar massa corrida, espalhar com uma espátula, e deixar secar por, pelo menos, 3 horas. Depois, é só passar uma lixa fina para igualar com a parede e pronto!

Desentupir pias

Um dos reparos em casa mais comuns e que requer apenas da sua motivação para resolver o problema rápido. Em um primeiro momento, encha a pia com água e utilize o desentupidor. Se esta manobra não der certo, faça uma mistura de uma xícara de sal, uma xícara de bicarbonato de sódio e água fervente, então jogue no ralo.

Troca de chuveiro elétrico

 

Muitas pessoas têm medo de fazer esta troca, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta, em primeiro lugar, desligar a chave de luz geral e o registro de água. Em seguida desconecte os fios, e desenrosque o chuveiro da parede. Com o chuveiro novo nas mãos, passe fita veda rosca na ponta do cano deste, e logo instale-o, enroscando-o na parede e religando os fios. Não se esqueça de passar fita isolante nas emendas dos fios. Depois, ligue o registro de água e teste para saber se não está vazando, e só em seguida, após constatar que não vaza, ligue a chave de luz.

Pintar parede

Enjoou da sua sala e quer dar um up? Não é necessário chamar um profissional, você mesmo pode fazer. O primeiro passo é verificar se a parede está nivelada, lisinha, sem buracos. Confirmado isso, e com a cor escolhida, você vai precisar apenas de um rolo para pintura e da tinta. Não se esqueça de forrar os móveis, e uma dica legal é passar uma fita crepe em volta dos caixotes das portas, espelhos das tomadas e interruptores, e em cima dos rodapés.

Reparar móveis

Dependendo do material que deseja reparar, pode utilizar supercolas, que possuem facilidade de uso. Mas, se o problema for as portas frouxas, por exemplo, você pode resolver apenas apertando os seus parafusos. Aproveite para trocar os puxadores, para dar uma nova cara para seus móveis, o que é fácil de se fazer, pois é apenas tirar os parafusinhos com uma chave philips ou fenda, e colocar o puxador novo com os mesmos parafusinhos no lugar.

Leia também: