Relógio biológico: saiba como ele funciona

Você sabe por que dorme à noite ou sente fome perto do meio-dia? A resposta está em um relógio dentro de você. Descubra como funciona o relógio biológico.

relógio e lápis
FOTO: Shutterstock.com

Você sabe por que dorme à noite ou sente mais fome perto do meio-dia? A resposta está em um relógio que fica perto do seu cérebro e funciona sem parar. Descubra como funciona o relógio biológico:

Homem com desenho de relógio na frente do rosto

FOTO: Shutterstock.com

Manhã

O despertador do corpo é um hormônio chamado cortisol, que entra em ação entre as 7h e 8h. Esse é um bom horário para acordar a todo vapor. Das 9h às 10h, você está mais relaxado e tende a se divertir com pouca coisa: hora certa para começar a se concentrar na aula. Entre 10h e 12h, é mais fácil discutir ideias para trabalhos em grupo, pois sua memória está afiada.

Tarde

O trabalho da digestão e uma queda no ritmo do coração são responsáveis por aquela moleza que você sente depois do almoço. Tirando um cochilo de 20 minutos entre 13h e 14h, dá para recuperar os poderes. Mais disposto do que nunca, você pode aproveitar o intervalo entre 15h e 16h para praticar esportes. Para estudar, reserve o horário entre 18h e 20h, quando seu intelecto está com tudo.

Veja também
Aparelhos eletrônicos prejudicam a saúde cerebral
Aposte nos alimentos funcionais para perder peso com saúde
Aplicativos para garantir mais saúde e bem-estar

Noite

Seu corpo já está preparado para descansar a partir das 20h, quando a melatonina (o hormônio do sono) atinge seu primeiro pico. Depois de duas horas, acontece outro pico. Portanto, o melhor horário para jantar é entre 19h e 20h. Quer assistir TV? Faça isso entre 20h e 22h. E anote esta dica: diminuindo o ritmo uns 40 minutos antes de ir para cama, vai ter um sono melhor.

Madrugada

Você precisa dormir entre oito e dez horas por noite. É nesse horário de descanso que o hormônio do crescimento e importantes substâncias de defesa entram em ação. Enquanto isso, seu corpo recarrega as baterias de todos os órgãos e se reorganiza para encarar as próximas horas com força total. Também é durante o sono que tudo o que você aprendeu e viveu durante o dia é fixado na sua memória.

Texto: Sabrina Cid/colaboradora Revisão: Carolina Guidio Cachoni