Budismo: você sabia que Dalai Lama é um título e não uma pessoa?

Na escola tibetana de Budismo, Dalai Lama diz respeito ao indivíduo que é o máximo destaque da doutrina – saiba como isso funciona na prática

- FOTO: Baciu / Shutterstock.com

O Budismo que nascia na Índia não demorou a cruzar as fronteiras e a ser praticado também no território vizinho: o Tibete. Fundou-se nessa região autônoma a vertente do Budismo Vajrayana, escola do Dalai Lama, que tem como meta a busca espiritual mais individualizada, que garanta o progresso da alma aos seguidores da religião.

As festas e celebrações nessa vertente, inclusive, conduzem o adepto para uma fase inicial de busca de serenidade e energia. Muitas sociedades ficaram marcadas pela imagem de um indivíduo que utilizou todo o seu poder (seja ele econômico, político ou religioso) para disseminar suas vontades e se destacar ao longo da história. No Tibete, esse indivíduo de destaque ganhou a alcunha de Dalai Lama.

 

Budismo: você sabia que Dalai Lama é um título e não uma pessoa?

FOTO: Baciu / Shutterstock.com

Budismo Vajrayana: o título de Dalai Lama

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, Dalai Lama não é uma pessoa em si. Na verdade, é o título espiritual dado a um indivíduo da linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do Budismo tibetano, considerado o representante da reencarnação de Buda na Terra. Esse processo de reencarnação serve como forma de esclarecer a humanidade.

No Tibete, até 1959, política e religião se fundiam formando um estado teocrático sob liderança do Dalai Lama, representação da divindade no plano terreno. Além de monge, o indivíduo é um lama, ou seja, um mestre que promove ensinamentos a seus respectivos seguidores. Em mongol, a palavra “Dalai” significa “oceano”, e “Lama” é traduzido como “guru”, dando ao líder religioso uma característica de “oceano de sabedoria”.

Os monges têm o Dalai Lama como o representante da reencarnação de Chenrezig, que além de ter sido príncipe, era um dos representantes do Budismo. Essa nomeação faz com que o indivíduo gratificado simbolize a compaixão, a felicidade e até mesmo a própria reencarnação de Buda, dando a ele a qualificação de líder espiritual.

De acordo com uma tradição mística milenar budista, quando um Dalai Lama morre, o seu sucessor será a nova reencarnação de Buda, identificada por meio de sinais espirituais. Alguns dos homens que alcançaram o posto de Dalai Lama foram “descobertos” como a próxima reencarnação quando ainda eram crianças.
LEIA TAMBÉM

 

Texto: Redação – Edição: Victor Santos

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência