Alívio dos sintomas da menopausa: como ter uma vida normal durante a fase?

Engana-se quem pensa que quem está passando pela menopausa não pode levar uma vida normal. Confira algumas dicas de como ganhar bem-estar nessa fase!

- Dores de cabeça são frequentes em quem convive com a menopausa. FOTO: Istock.com/GettyImages

Quer saber como enfrentar a menopausa? Aprender a lidar com a fase, aceitá-la e estar preparada é muito importante, afinal, os sintomas causados por ela podem acabar sendo um problema em meio a rotina: trabalhar, estudar, cuidar dos filhos, gerenciar a casa e se exercitar podem se tornar grandes desafios. Então, para não sofrer quando a menopausa chegar, confira algumas instruções da diretora científica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) Isabela Pimentel. A seguir, ela orienta a população feminina sobre procedimentos eficazes e simples de serem adotados.

 

sintomas da menopausa

Dores de cabeça são frequentes em quem convive com a menopausa. FOTO: Istock.com/GettyImages

 

Sintomas que atrapalham

Dados levantados pela Divisão Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), apontam que a maioria das mulheres apresentam sintomas relacionados ao desequilíbrio hormonal após os 48 anos. “Quando o climatério aproxima-se, inicia-se um período de transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva, caracterizado pela redução dos hormônios femininos”, explica a especialista da SOCESP, que ainda enfatiza que, na menopausa, surgem, então, sintomas desagradáveis, em maior ou menor grau e variáveis entre as pessoas, como calores, suor noturno, secura vaginal, infecção urinária, alterações de humor e queda de cabelo.

Após a interrupção do ciclo menstrual (menopausa), o organismo fica também mais vulnerável à osteoporose e a outros problemas, como obesidade, diabetes, perda da massa muscular e doenças cardiovasculares. Porém, existe uma importante solução para viver com saúde e plenitude nessa fase da vida: a boa alimentação. “Alimentos como a soja, cranberry, azeite de oliva extravirgem, amendoim, acerola e cogumelos são eficientes na redução dos sintomas da síndrome climatérica. Em contrapartida, deve-se reduzir alimentos e bebidas estimulantes, como café e álcool”, frisa a especialista.

 

isintomas da menopausa

Procurar um médico é essencial caso os sintomas sejam fortes e incômodos. FOTO: Shutterstock

É preciso se adaptar!

A especialista explica que esse período pode representar uma nova fase de descobertas do paladar. “Para adotar um padrão alimentar adequado, a mulher deve acostumar-se a novos sabores, bem como habituar-se a comprar de modo correto os gêneros no mercado. É interessante, ainda, criar ambientes doméstico e no trabalho que favoreçam as escolhas saudáveis. Finalmente, deve-se atentar para o comportamento durante a refeição”, pontua.

 

LEIA TAMBÉM

 

Consultoria: SOCESP – SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação www.viveiros.com.br

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência