Trabalhar com o ex é possível? 6 dicas para lidar com essa situação

O relacionamento chegou ao fim, mas vocês ainda trabalham na mesma empresa. Veja como lidar com a situação de trabalhar com o ex!

None
Foto: iStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/02/2017 às 16:15
Atualizado às 10:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O relacionamento chegou ao fim, mas vocês ainda trabalham na mesma empresa. Ou então, acabaram criando uma empresa juntos. E agora? Antes de ficar desconsolada sem saber como lidar, é preciso agir com profissionalismo e maturidade para enfrentar essa barra. Afinal, o fim do namoro ou do casamento não pode afetar negativamente sua carreira! Confira essas 6 dicas que mostram como trabalhar com o ex e ainda sair por cima!

casal brigado - Saiba como identificar homens cafajestes e fugir deles

Foto: iStock/Getty Images

1. Encare a situação

Evite ficar fugindo ou fingindo que as coisas não aconteceram. No término de um relacionamento, geralmente é necessário um processo de “luto”, em que os dois devem evitar se ver e conversar, até que a ferida cicatrize. Mas no trabalho, evitar isso é muito difícil, e portanto o ideal é encarar a situação com maturidade e calma. Se for melhor para você, evite estar nos mesmos ambientes, mas não deixei que isso interfira nas suas decisões. A psicóloga Sabrina Laqua explica: “é importante perceber que o que aconteceu entre o casal não pode interferir em suas capacidades profissionais e de julgamento”.

2. Avise seus superiores 

Se as pessoas sabiam do seu relacionamento na empresa, o adequado é avisar pelo menos os superiores de que chegou ao fim. “Caso vocês trabalhem na mesma equipe, é de bom tom comunicar o gestor em conjunto. Se trabalharem em áreas diferentes, essa comunicação pode ser feita individualmente. Lembre-se que é apenas uma comunicação de um fim de relacionamento, não entre em discussão ou em detalhes sobre o porquê do término”, explica Sabrina.

Mulheres, lindas, amigas, colegas de trabalho, conversando, conselho

Foto iStock.com/Getty Images

3. Tem sociedade? O jeito é lidar 

Se ambos são chefes de uma empresa, a situação pode ficar mais difícil, mas não impossível de lidar. “O primeiro passo é tentar compreender se você vai conseguir deixar que suas questões pessoais não interfiram na relação sócios e, consequentemente, nos negócios da empresa”, indica Sabrina. Nesse momento, é preciso olhar para si: você acha que vai conseguir lidar com as frustrações, problemas e conquistas da empresa junto com o ex? Se as coisas ficarem muito difíceis, conversem sobre separar a sociedade. Se não, o ideal é dialogar sobre os desafios que os dois terão que superar nessa questão.

4. Respeito

A relação pode ter chegado ao fim, mas isso não significa que os dois devem se tratar com desrespeito, né? É importante lembrar que com o passar do tempo, vocês vão conhecer pessoas novas e terão que se adaptar a ver o ex com uma nova parceira. Da mesma forma, ele precisa aceitar que a relação chegou ao fim, então qualquer caso de ciúme excessivo ou intolerância, é melhor ficar de olho!

5. Diálogo

A tristeza e as mágoas do fim do relacionamento podem durar por um tempo, mas no ambiente de trabalho, isso pode acabar te afetando negativamente e atrapalhando sua carreira. Para evitar esse problema, diálogo é a melhor opção. Converse com o ex para evitar que os dois se prejudiquem.

mulher, de blusa verde, brigando com homem, de camisa branca, sério e braços cruzados, trabalhar com o ex

Foto: iStock.com/Getty Images

6. Nada de competir 

Se os dois forem chefes da empresa algumas situações chatas podem acabar acontecendo, como competições para provar quem é o melhor, por exemplo. Mas isso não só atrapalha a convivência, como também pode prejudicar a própria empresa e os funcionários. Mesmo sem estar diretamente envolvidas na relação, as pessoas podem se sentir desmotivadas, sem saber a quem recorrer. Sem falar que ninguém merece assistir os chefes brigando, não é mesmo?

Texto: Márcio Gomes e Bárbara Gatti

LEIA TAMBÉM 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.