Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
O relacionamento abusivo muitas vezes pode ser confundido com uma superproteção e carinho do parceiro. Contudo, quando os limites são ultrapassados é preciso recorrer a ajudas de psicólogos e até advogados para sair da situação
- Foto: ThinkStock e Getty Images

Relacionamento abusivo: saiba como se proteger psicologicamente e judicialmente

O relacionamento abusivo muitas vezes pode ser confundido com uma superproteção e carinho do parceiro. Contudo, quando os limites são ultrapassados é preciso recorrer a ajudas de psicólogos e até advogados para sair da situação

[PAGE TITLE]

Sentimentos como ansiedade, tristeza e baixa autoestima são sinais de relacionamento abusivo. Se você tem a sensação de estar envolvida em uma relação em que o parceiro, na maioria das vezes, não te passa segurança e alegria, vale a pena ficar atenta. Você pode identificar se está se envolvendo em algo destrutivo ou não, e entender como terminar com essa violência psicológica.

Muitas vezes, o relacionamento abusivo pode ser confundido com carinho e superproteção, não sendo apenas caracterizado por agressão física. Segundo a psicóloga Thais Santos, o ciúmes excessivo, possessividade e imposição de controle são alguns sinais. Para a profissional, as pessoas que acabam submetendo-se a esse tipo de tratamento podem estar refletindo necessidades inconscientes. “A explicação para aceitar isso tem muito a ver com a história de vida, baixa autoestima e falta de autoconhecimento“, aponta os motivos de aceitação de um relacionamento abusivo.

Outras formas bem comuns de ameaçar a parceira é através de ameaças emocionais, financeiras e sexuais. “Abalar a autoestima e usar os filhos como moeda de troca são meios de chantagem muito utilizadas e que caracterizam abuso”, sinaliza a psicóloga.

Perante a lei, de acordo com a advogada Vitória Vidal, o relacionamento pode ser qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial à mulher. “O conceito de violência doméstica ou familiar não quer dizer, necessariamente, que deve existir uma relação de matrimônio – a Lei Maria da Penha exige apenas que exista uma relação íntima de afeto”, explica a profissional.

As ocorrências que podem ser denunciadas são agressão física, psicológica ou ameaça de uma. A lei disponibiliza alguns meios para evitar e terminar com esses abusos. “Um dos mecanismos mais importantes de proteção à mulher é a possibilidade de exigir pensão alimentícia temporária para o ex-companheiro”, comenta Vitória. Além disso ela aponta outros caminhos legais para distanciar o agressor: afastamento do lar, proibição de aproximação de limites mínimos de distância.

Em casos de relacionamento abusivo, é imprescindível que a mulher procure ajuda e tome as medidas para se proteger. “A melhor opção é comparecer a uma delegacia para relatar os fatos a uma autoridade policial, apresentando todos os meios de provas que forem possíveis”, aconselha a advogada. E ressalta: “É importante mencionar que é direito da mulher, em situação de violência doméstica e familiar, o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores previamente capacitados, que sejam preferencialmente do sexo feminino”.

Veja alguns sinais que indicam relacionamento abusivo:

LEIA TAMBÉM:

Texto: Nataly Paschoal/ Isabella Marão; Colaboradora

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Geral

Com tantos produtos de beleza e de higiene, é natural a dúvida no momento de escolher os móveis para o seu cômodo. Por isso, trouxemos de inspiração o banheiro com nicho embutido, que é pratico para a organização. Inspire-se!

Mundo místico

Separamos algumas simpatias para os familiares poderosíssimas que vão fornecer melhores energias e vibrações em casa e na convivência

Mundo místico

Separamos algumas simpatias para te ajudar a manter a paz no relacionamento, afastar os males e a inveja e trazer a tranquilidade de volta à sua casa!

Mundo místico

Na hora de se produzir, você investe num visual matador ou prefere um modelinho comportado? Descubra como sua personalidade interfere na escolha e confira qual é o look de balada de cada signo!

Mundo místico

Confira uma série de simpatias com uvas, esta delícia versátil que além de ser um ingrediente incrível para receitinhas caseiras, também são úteis para tornar sua vida melhor no mundo místico!

Mundo místico

Aposte em banhos para alcançar sucesso em diversas áreas da sua vida e aproveitar todas as energias positivas que o universo tem para oferecer!

Mundo místico

Você vive um amor impossível? A Astrologia revela como os signos reagem quando a paixão é grande, mas os desafios também!

Mundo místico

A insegurança pode provocar sensações como nervosismo e medo. Alguns sonhos, segundo as interpretações místicas, mostram que pode sentir esse receio em breve ou que já tem convivido com ele