Pele na menopausa: veja dicas de especialista e saiba quais cuidados tomar nesse período

Especialista explica o que fazer e o que muda na pele feminina no período da menopausa. Confira dicas e cuidados a tomar com a pele na menopausa

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/02/2018 às 13:46
Atualizado às 15:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A menopausa é o período fisiológico da mulher em que os ciclos menstruais e ovulatórios se encerram logo após a última menstruação. Antes da definitiva menopausa, a mulher passa pelo climatério, que é exatamente o período de transição entre as fases reprodutivas e não-reprodutivas e já nessa fase ela começa a sentir as transformações que ocorrem no seu corpo e na suapele na menopausa.

“Nesta nova etapa da vida, a mulher vai conviver com a diminuição de produção dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, o que traz muitas transformações e que, infelizmente, possibilita o aparecimento de algumas doenças”, explica Elizete Garcia, coordenadora técnica da Extratos da Terra.

Segundo a especialista, a menopausa não tem data marcada, pode ocorrer dos 45 anos, aos 55 anos e iniciar de forma espontânea, cirúrgica, precoce ou tardiamente, e com ela chegam também alguns sintomas bastante indesejados.

A mulher pode apresentar insônia, ressecamento vaginal, déficit de atenção e memória, perda de massa óssea, mudança no contorno corporal, depressão e maiores riscos de doenças cardiovasculares. Todas essas mudanças trazem efeitos bastante radicais para a pele, como ressecamento, afinamento, presença de rugas, flacidez, sensibilidade de contato e principalmente diminuição da resistência.

Veja quais são os sintomas mais comuns e como cuidar da pele na menopausa

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.