Inteligência: há alguma diferença entre os sexos?

O desenvolvimento da inteligência está ligado a diversos fatores. No entanto, a diferença dos gêneros não é algo determinante nessa questão

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/09/2016 às 19:24
Atualizado às 17:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O universo que envolve a mente humana é cercado de mistérios e curiosidades. Nele, pesquisadores se debruçam sobre o assunto para tentar compreender como esse sistema funciona. E com a inteligência não poderia ser diferente — em uma sociedade cada vez mais competitiva e que proporciona uma verdadeira batalha por conhecimento, exige-se uma maior capacidade cognitiva. Para isso, inúmeros mitos e técnicas — muitas vezes sem fundamento — são criados pelo senso comum na ânsia de estimular essa habilidade e obter resultados positivos.

Existe um sexo com maior inteligência?

Mito! Provavelmente essa seja uma das questões mais polêmicas em nossa sociedade. “Eu não diria que há diferenças de inteligência. Existem tanto mulheres quanto homens muito inteligentes”, pontua a mestra em psicologia Maura de Albanesi. Dessa maneira, entende-se que o gênero não é um fator determinante nessa questão.

homem-e-mulher-inteligência

FOTO: Shutterstock Images

No entanto, apesar de não haver essa divisão, pesquisadores acreditam que o sistema de inteligência como um todo ocorre de maneira distinta em cada sexo. “O homem tende a ser mais diretivo (objetivo). Já a mulher tem um pensamento com estilo ‘mosaico’. A inteligência dela irá se apresentar mais na questão estratégica, a fim de encontrar várias brechas para a solução de um problema”, frisa Maura.

Paulo afirma que esse sistema recebe influência, além da questão de gênero, de fatores culturais adquiridos com o passar dos anos. “É perceptível que as características de inteligências entre os sexos se diferem dentro daquilo que necessita maior ou menor detalhe, mas ambos parecem utilizar de um mesmo modelo, só que de formas diferentes”, complementa.

Leia também!

Cérebro: confira 5 mitos e verdades sobre o órgão

Conheça a Teoria das Inteligências Múltiplas: 8 formas diferentes de classificar gênios

Dormir até mais tarde é sinônimo de mais inteligência?

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevistas: Augusto Biason/Colaborador – Consultoria: Maura de Albanesi, mestra em psicologia

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.