RELACIONAMENTO

Higiene íntima: 5 respostas para ficar sempre limpa

Deixar a região sempre limpa impede a proliferação de bactérias e doenças. Confira cinco perguntas e respostas para uma boa higiene íntima!

None
(Foto: Reprodução/Freepik)

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/05/2017 às 22:00
Atualizado às 10:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma boa higiene íntima é de extrema importância para homens e mulheres. Deixar a região sempre limpas e ter o cuidado de usar produtos específicos e não prejudiciais ajuda a impedir a proliferação de doenças, fungos e bactérias que podem causar danos a saúde pessoal e a dois, já que, muitas vezes, esse germes podem ser passados ao parceiro durante o sexo. Assim, confira cinco perguntas e respostas sobre o assunto!

“Qual a diferença entre o sabonete comum e o íntimo?”

Além de proteger mais a região genital, o sabonete íntimo tem ph neutro, que não desequilibra a flora vaginal evitando corrimentos e até coceiras indesejáveis. Seus componentes são bem mais leves para evitar irritações. Além disso, ele deve ser utilizado apenas externamente, e cuidado: não é bom para a saúde da mulher fazer o uso intravaginal do produto.

“Há alguma indicação na hora de comprar papel higiênico?”

Sim. Os tipos de papeis perfumados ou o coloridos pode agredir a mucosa vaginal, além de causar ardência e coceira. Então, procure comprar papel higiênico branco e sem perfume para evitar reações alérgicas!

Na imagem, ao lado da banheira está um porta vela com uma pequena vela acesa, em baixo tem pétalas de rosas e ao lado uma bandeja com toalhas brancas. Para um banho e higiene íntima.

(Foto: Reprodução/Freepik)

“Faz mal usar os lenços umedecidos todos os dias? E sabonete íntimo?”

Os lenços umedecidos são ótimos para situações de emergência de higiene íntima, mas não devem ser usados diariamente e por tempo prolongado, já que podem causar irritação. Já o uso diário do sabonete evita a proliferação de fungos e bactérias. Esse produto também pode ser utilizado até mesmo quando estiver menstruada, pois, como dito, não prejudica a flora vaginal.

“Calcinha de algodão ou de material sintético?”

Para o dia a dia, dê preferência para as peças de algodão, já que facilita a transpiração e a ventilação da área genital. Use as de material sintético só para ocasiões especiais.

“Tenho nojo das secreções eliminadas pelos órgãos sexuais. Tem uma maneira de acabar com isso?”

Tanto as secreções eliminadas pela vagina quanto o sêmen são livres de germes, a não ser que haja alguma infecção. Porém, se a pessoa não fica à vontade com essa situação, pode tomar um banho antes da relação e utilizar óleos com cheiros. Lembrando que as secreções e odores são naturais do corpo, e o sexo fica mais prazeroso quando se entrega a mente às sensações sem ficar pensando em neuras. Tome um banho, também, depois do sexo para se sentir melhor.

LEIA TAMBÉM

Texto: Camila Ramos