Para eles: sabia que a falta de higiene pode causar danos irreversíveis no seu pênis?

Cerca de mil homens tem o órgão genital amputado por problemas causados pela falta de higiene! Saiba como limpar corretamente a região e prevenir doenças!

None
(Foto: Reprodução/Pxhere)

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/11/2017 às 22:00
Atualizado às 18:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ir ao banheiro e não lavar as mãos antes (nem depois) de usá-lo, usar a mesma cueca mais de dois dias seguidos, não enxugar o pênis depois de urinar ou tomar banho, não lavar corretamente (e todos os dias) a região íntima, ou pior, não visitar o médico regularmente. Esses são alguns exemplos da falta de higiene e cuidado masculino, as maiores causas de câncer peniano que gera o índice de cerca de mil amputações do órgão no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Confira como se prevenir e lavar a área corretamente.

Consequência da falta de higiene íntima

Apesar do câncer de pênis ser raro em países desenvolvidos (0,4%) e no Brasil representar cerca de 2%, ainda é uma grande preocupação, já que não apenas o tumor, mas as infecções, podem ser irreversíveis, podendo levar até à morte do paciente. Embora muitos casos sejam causados por DSTs (como o HPV), a falta de higiene em regiões mais carentes do país é um fator determinante para o surgimento ou agravamento da situação.

Apesar de muitas campanhas – como o conhecido Novembro Azul para a prevenção do câncer de próstata -, os homens ainda têm receio em procurar ajuda médica, o que deixa as doenças em um estágio tão avançado que poucas soluções podem ser aplicadas, levando a tratamentos drásticos, como amputação do órgão ou procedimentos quimioterápicos. No entanto, os problemas em relação ao pênis têm uma precaução bem simples: a higiene íntima.

Higienização correta

LEIA TAMBÉM

Texto: Camila Ramos/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.